quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BETÂNIA


Desenho de Don Rosa

Uma amiga havia sonhado com roubo e estava numa casa que não era a sua atual. A sensação foi de desespero e agonia por ver o ladrão roubando e não poder fazer muita coisa para se livrar rápido da situação. De tempos em tempos ela costuma ter tal tipo de sonho.

o que pode significar sonhar com roubo? É medo de isso acontecer na realidade ou será um aviso para prestar atenção para que isso nao aconteça?

Vejamos: “A sensação foi de desespero e agonia por ver o ladrão roubando e não poder fazer muita coisa para se livrar rápido da situação”. Primeiramente o que me chama a atenção é a impotência frente à situação e a angústia resultante, associada a ansiedade (livrar-se rápido). Desespero e agonia são apenas sintomas da angustia e da impotência associados ao medo. Se há medo, há evidência de que a pessoa está despreparada para o inesperado. E se isto acontece ela está mais próximo de um colapso do sistema (colapso nervoso, pânico), ou seja, ela poderá levar o sistema (o corpo) a um limite extremo de tensão e de stress, o que ocasionará inevitavelmente seqüelas neste sistema (alteração de ciclos biológicos, ameaça à integridade física, emocional, mental, ou aproximadamente 400 tipos possíveis de distúrbios ou doenças). O Ics pode estar avisando da necessidade da pessoa se preparar para o pior, se prevenir, fortalecer sua relação com a realidade para que o impacto devastador de uma situação semelhante (se acontecer) a pegue mais preparada. Neste aspecto o Ics já inicia este preparo confrontando a pessoa com a situação para que ela desenvolva respostas menos devastadoras. Isto pode acontecer se o medo estiver muito presente, ou se as situações de riscos aumentarem o nível de apreensão com a realidade. Pode estar acontecendo algum tipo de aumento de tensão na realidade que leve o organismo a tentar uma atualização catártica.

Algumas variantes analíticas poderiam ser: o desejo de ser assaltada, e de enfrentar este tipo de situação, para se colocar à prova; alguma dinâmica interior que aciona a pulsão de autodestruição, boicote ou coisa parecida. Há também evidências de um nível mais alto de defesas em decorrência de apego ou medo de ser lesada. Neste caso reforça-se a possibilidade do sonho ser de confronto. Realçando a necessidade dela ser mais despreendida nas relações com os bens materiais frente a imprevisibilidade da vida, a primeira lei do Budismo, a Impermanência. Ser muito apegado implica um controle intenso da realidade para não perder o controle da situação e mantê-la inalterada, mas isto são outro quinhentos...

Você está certa, o medo pode estar presente, e a tentativa de preparação também. Como existem realidades onde as probabilidades são crescentes, naturalmente precisamos nos Blindar mesmo que continuemos a correr riscos. Precisamosa nos preparar emocionalmente, inclusive, para que os “odores do medo” não atraiam os maledetos, aumentar a resistência mental e ser menos reativa para não sucumbir ao impacto da ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário