quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IVANI FARIA



Olá Eduardo... Ontem eu acordei muito cedo e por volta de umas dez horas me bateu um sono muito forte. Costumo ter esses repentes de sonolência. Eu deitei e apaguei na mesma hora. Quando meu marido me chamou eu acordei assustada, tinha cochilado meia hora, mas acordei achando que havia dormido o dia todo, à noite e já estivesse amanhecendo noutro dia. Nesse intervalo de sono eu sonhei com muita perfeição que levava uma maca com uma pessoa inconsciente. Essa pessoa, que eu sabia ser um homem, estava todo coberto com tecido não-tecido levemente azul como se fosse um cadáver, mas eu sabia que ele estava vivo e sua cabeça fora coberta para poupar os demais pacientes do hospital de ver a situação daquele doente que tinha um tubo indo da boca, passando pela traquéia e indo até os pulmões. Havia alguém me acompanhando e conversávamos enquanto eu empurrava a maca. Eu disse: Ainda bem que o paciente não é obeso, senão teríamos que ter chamado o corpo de bombeiros. Nisso fui virar o corredor e pedi auxilio para essa pessoa que estava comigo para retirar uma senhora que estava numa cadeira de rodas, pois do outro lado havia mais um paciente numa maca e não dava espaço para passar pelo corredor com ambos ali. Foi nessa hora que meu marido me chamou e acordei. Foi um sonho muito real e eu levava aquele enfermo com muita naturalidade como se fosse uma médica acostumada àquilo. Não tinha nada a ver com a pessoa que sou hoje, que raras vezes teve contato com hospital ou pessoa doente. Será que motivo me levou a sonhar com isso?

A primeira associação que faço é com a figura arquetípica do Animus ( O conteúdo é complexo mas de maneira sintética posso dizer que é a sua alma masculina e representa certos princípios associados a representação simbólica do homem, na condução de sua vida, tais como, princípio de realidade, força, capacidade de enfrentamento, energia ativa, Yang, inteligência prática, poder de proteção, seu lado oposto masculino originado de conteúdos herdados de pai, do masculino da mãe). Mas pode também ser uma indicação de algum homem de sua convivência na realidade. Consideremos a primeira alternativa: Você conduz sua parte masculina para o hospital, ele está passivo, ainda vivo e entubado, apresenta problema pulmonar, recebendo abertura respiratória forçada, imprevistos acontecem, aumentam os níveis e tensão, dificuldade de passagem, de maca e de ar. Considerações: a sua sonolência ocorre porque? Baixa de pressão (hipotensão arterial)? Dificuldade respiratória (respiração curta, rápida)? Perda da capacidade aeróbica? Vida sedentária? Apneia obstrutiva do sono? Há quanto tempo não faz um check-up? Sonolência= paciente entubado até o pulmão; dificuldades de movimentos e circulação.
Segunda alternativa: o sonho envolve o inconsciente coletivo e a figura masculina tem a ver com alguém do seu círculo que passará por alguma dificuldade de saúde, neste caso o sonho é apenas um sonho premonitório. Resta-lhe tentar identificar esse desconhecido ( alguém que fuma ou fumou; pessoa não obesa, que gosta da cor azul, que apresenta problemas respiratórios,etc).
De qualquer maneira seria bom você procurar um médico para avaliar a sua condição respiratória, tendo a considerar mais a 1ª alternativa. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário