quinta-feira, 1 de outubro de 2009

JOIO E TRIGO



No segundo sonho estava com mamãe e minha irmã. Nós havíamos ganhado uma banca de tomates e separávamos os bons dos não tão bons, bem como os maduros dos verdes. Tive a sensação de que íamos doar aqueles tomates, mas brinquei que podíamos virar sacoleiras e sair para vendê-los. Isso é tudo o que lembro.


No segundo sonho a imagem arquetipica me lembra a passagem cristã, separar o Joio do trigo, os bons dos podres, os maduros (cosmestíveis) dos verdes (não comestíveis, tóxicos- sabia que tomates verdes podem ser tóxicos?).

Para os Bambarras (Tribos do Noroeste africano, de grande riquesa cultural, e de formação simbólica) o tomate é associado ao sangue e suas sementes estão ligadas ao principio primordial da existência. Para eles Faro o grande senhor das águas e do Verbo , fecundou as mulheres com tomates e as mulheres continuam em troca a ofertar periodicamente o fruto a essas divindades o suco e tomate é recolhido 9 como se sangue o fosse) um sacrifício, e é levado pelas andorinhas ao céu para retornar em forma de chuva e fecundar a terra. A virtude fecundante do tomate é igualmente ressaltada em inúmeros rituais como o de casais comerem tomates antes de se unirem.

Lembra-se da relação anterior com a fecundação e com os bêbes? Alguma associação com os rituais de candoblé? A associação imediata com o óvulos maduros e verdes ou o que você faz com eles, sangue, ciclo menstrual, ovulação, fecundação, período de fertilidade. Minha cara infelizmente não há como avançar pois me faltam informações que pudessem me acrescentar. Nos resta esperar que o ICS fale mais em suas mensagens para entendermos.

Um comentário:

  1. Eduardo, meu nome é Inês e eu gostaria que você fizesse uma leitura ou análise de um sonho meu. Sei que havia muito mais detalhes, diálogos e cenários, mas o que ficou na minha memória eu descrevo:
    Muito chão de terra, pessoas amigas que não se parecem com as que conheço, mas com as quais mentenho diálogos. Eu dirigindo um carro novo e dando carona para amigos, muito feliz por ter conquistado esse carro, atravessando estradas em campo aberto de terra, como numa paisagem meio árida, mais parecida com uma campo de obras onde se construiria algo novo. Num segundo momento estou num terreno com plantas e árvores como se fosse um sítio, separado e bem cercado, outras áreas loteadas, espaços delimitadas. Converso com minha vizinha do terreno ao lado, e estou dando alguma orientação a ela, nós duas recém proprietárias. Eu estou trabalhando na terra, não sei se plantando ou só cuidando. Um clima de alívio e leveza, como se eu estivesse finalmente recebendo algo devido a mim. Não me passou qualquer idéia de riqueza ou exageros, mas de finalização ou fechamento. Predominância de figuras femininas, diálogos, projetos. O resto se diluiu e não consigo mais me lembrar. Será que dá para se fazer uma leitura? Me pareceu relevante, pois era tudo muito definido.
    Obrigada.

    ResponderExcluir