sábado, 24 de outubro de 2009

ALINE




Andei lendo alguns sonhos referentes a banheiros. Tenho sonhado constantemente com banheiro. Essa noite eu sonhei que estava entrando em um banheiro que ficava dentro de uma espécie de biblioteca de faculdade, mas quando fui entrar fiquei em duvida se aquele era o feminino, pois os desenhos indicativos nas portas estavam muito confusos. Fiquei olhando para o desenho até notar que ele estava confuso porque era uma mulher grávida. Achei estranho e, embora não houvesse ninguém olhando, fui procurar outro, pois eu não estava grávida. Nisso achei outro banheiro e, pior do que o anterior, ali era um banheiro de homens e mulheres. No que entrei um homem entrou atrás de mim. Embora achando estranho não me importei, mas depois, quando fui fechar a porta, eu não cabia no espaço, de forma que para fechá-la eu ia ter que subir em cima da privada. Sem pensar ou tentar duas vezes eu sai do banheiro e fui procurar outro. O terceiro banheiro que encontrei também não estava propício para uso, pois havia uma mulher lavando-o. Saí na tentativa de encontrar um quarto banheiro, mas daí eu já não lembro o que sucedeu. Estou ficando incomodada de sonhar com banheiro quase todas as vezes que durmo. Tem alguma dica para mudar isso?
Aline, comecemos avaliando possibilidades de significação nas funções fisiológicas do corpo, lhe pergunto: Você tem retenção urinária? Ou será possível que você realiza algum tipo de retenção em decorrência de dificuldades para encontrar um toalete adequado? Seu grau de exigência aumentou? Há alguma fobia quanto a ser contaminada em banheiro público? A água que você ingere tem muito cloro? Se isto ocorrer, está na hora de mudar e consumir água mais saudável. Cloro em excesso pode ocasionar alterações metabólicas. No sonho você identificou alguma necessidade a ser satisfeita, alguma sensação de aperto, ansiedade, tensão, angústia. Seu sono está tranquilo ou inquieto? Acorda quantas vezes à noite? Toma líquidos antes de dormir? Qual o tipo? Quanto? Sua alimentação está mais salgada? Qual a sua idade?
A recorrência nos sonhos é sinal de que a mensagem do ICS ainda não foi compreendida. “entrando em um banheiro que ficava dentro de uma espécie de biblioteca de faculdade”; O banheiro assume a condição de arquivo de lugar do “saber” equiparado à biblioteca em grau de importância, centro de estudo e pesquisa; “fiquei em dúvida se aquele era o feminino”. Dúvida fatal, mais do que moral, entrar no banheiro do outro é entrar no covil dos lobos, é perder a proteção. Ocorre dificuldade de identidade pessoal quanto a sua localização nesta realidade? Há o desejo real de entrar no espaço masculino ou existe dificuldade de decodificação, identificação do seu lugar, símbolos confusos, conflito interno; “ele (o símbolo) estava confuso porque era uma mulher grávida”. A imagem da mulher grávida lhe remete à sua condição primordial de poder fertilizante, fecundador; “eu não estava grávida”. Você distingue mulheres grávidas de mulheres não grávidas, estados diferentes de mesma natureza. Avalie a sua condição maternal. Lhe falta maternidade? Natureza maternal? Ou você já não suporta esta condição? Há algum problema de fertilidade? Há impedimento de gravidez? Você se Pune? Há algum conflito quanto a escolhas que envolvam sua natureza procriadora?A distinção ocorre ao ponto de haver uma separação especial do espaço destinado às grávidas que não lhe dá o direito de uso. 2º Banheiro: “e pior...ali era um banheiro de homens e mulheres”, “homem entrou atrás de mim” “ter que subir em cima da privada”. A inadequação aparece no seu desconforto, na sua escolha, na entrada do masculino ( não é a sua, você precisa de adaptação para fazer o básico. 3º Banheiro “O terceiro...também não estava propício” Tinha uma mulher limpando, O banheiro próprio para o seu uso estava fechado para você, você não podia utiliza-lo, você busca alternativa. Há algum problema de adaptação ao seu meio? 4º banheiro: “... tentativa de encontrar um quarto banheiro”. Lembrei-me do Mito de Sísifo (condenado pelos Deuses à tarefa eterna de empurrar uma rocha até o topo, sem nunca conseguir fechar a punição). A Tônica permanente é: Impedimentos; Inadequação; Desconforto. Posso pensar em mais esse tipo de recorrência, além dos sonhos intermitentes com banheiros, é a repetição do impedimento através das 4 tentativas seguidas para encontrar o lugar adequado para que você obtenha o espaço para realizar suas necessidade ou para ter a privacidade mínima necessária. Ocorre essa dificuldade na sua vida? Seus movimentos, suas escolhas sofrem, boicotes, impedimentos que lhe exigem pertinência? Determinação? Você vem sofrendo frustração em seus projetos? Eu abri o leque de possibilidades para que possamos identificar o nó (dificuldade). E finalmente uma última questão; Você vem se repetindo na sua vida? Atitudes, comportamentos, escolhas inadequadas, equívocos, dificuldades, que a impeça de se desfazer dos seus restos, dejetos, que a impeça de deixar para traz o que precisa ser eliminado?
Antes de dormir pergunte para o seu inconsciente: “O que você quer dizer? Qual a mensagem que eu preciso entender? Me ajude com imagens mais claras!” Se as questões levantadas não esclarecer o possível significado, me envie as respostas para ver se posso lhe dizer mais alguma coisa, ou espere a resposta do inconsciente quanto a essas considerações iniciais.

Um alerta!
Para as pessoas que sobem em vasos sanitários eu indico uma visitinha ao site abaixo, para aqueles que não suportam imagens chocantes, não vejam.
http://www.picarelli.com.br/clipping/clip23092003a.htm

2 comentários:

  1. Faz sentido o que escreveu sobre a dificuldade de descartar pertences que já nao me servem. tenho mania de guardar tudo, porque sempre acho que ainda vou usar algum dia. verifico que a alguns dias estou me esforçando na ideia de dar uma limpeza em minhas coisa, dar o que nao uso e jogar fora aquilo que nao serve. teve um dia em que comecei jogando umas revistas super antigas fora e, nao sei se foi na noite seguinte, sonhei que eu ia no banheiro de casa e lá fazia as necessidades tranquila. eu me cobro muito nesse aspecto de dispor-me das coisas velhas, mas nunca consigo de fato descartá-las da minha vida. tem outro detalhe, quando no sonho sou impossibilitada de fazer as necessidades, nao fico sentindo urgencia ou aperto. já nos sonhos em que consigo urinar, geralmente é muita urina que faço. isso tem diferença na compreensao do que um sonho e outro querem representar?

    ResponderExcluir
  2. Ah, so mais uma coisa, nunca subi em vaso sanitário e nem no sonho me ousei a isso. acho muito complicado e desnecessario...

    ResponderExcluir