segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SEMNOME 3ªpart



Eu, dentro de um carro. Gustavo ao lado no banco de trás. Entrávamos num condomínio que ele não conhecia. Eu mostrava as casas maravilhosas e dizia a ele o quanto achava aquilo bonito. A cena muda e ele não está mais. Vejo uma grande descida, larga, bem larga, com muiiiiita água envolta. Água doce, como se fosse a Lagoa de Furnas. Muito azul, muiiiito bonita, grande e ampla. Parecia até profunda. Águas agitadas, sem ondas. O caminho que a pessoa que dirigia cogitou em seguir esta tomado pela água. Eu disse que não havia jeito. Ele parou o carro, desceu e foi nadar. Uma terceira pessoa tb foi. Não sei o sexo nem quem. Ficaram nadando. Eu observei.


Lagoa azul céu de Brigadeiro. Tem momentos na vida que não há como seguir, só resta parar ou mudar o caminho, são momentos para observar. Nadar é domínio da água, apesar de sermos constituídos de água, nosso elemento não é água. Então nadar representa o domínio do elemento, flutuar, não se afogar. Fico pensando na relação descida e água, águas agitadas, movimento, inquietação. A imagem do lago sinaliza águas mais tranquilas mesmo que inquietas, diferentemente de oceano. Direção de águas sob controle, não tanta impulsividade. Me chama a atenção a sua alegria de manifestar-se, mostrar-se. Pensaria na reconstrução de individualidade. Para mostrar, mostro aquilo que diferencio. é Interessante o foco em casas, Casa é reconstrução, de volta à sua casa, e ainda a compensação de auto-estima, é claro você está no comando, conduzindo. Mas quem dirige? Não é você. No primeiro sonho o coletivo te leva, na sequência você continua se deixar levar, Há uma certa passividade complascente. Quando nos guiam, o outro escolhe o caminho, escolhe quando parar, o que fazer, e a dignidade só nos permite aceitar. Muitos esperneiam, mas não adianta fazer birra. É necessário tomar as rédeas de tua vida. Construir sua casa, a mais bela de todas, a que interessa, a casa da sua vida, para que possa ter o prazer e a felicidade de se apresentar aos outros.

Um comentário:

  1. Com certeza existe a necessidade dessa reconstrução... Desta tomada de rédeas. São os próximos passos que serão dados e acredito mais ainda agora que absolutamente nada me impedirá. Estou pronta pra iniciar essa nova fase... Obrigada mais uma vez pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir