terça-feira, 23 de março de 2010

QUESTÕES





   Ondas Psy

Nas últimas noites tenho a sensação de não estar sonhando e, quando sei que sonhei, não consigo ter lembranças claras.

Existem momentos em que a relação Sonho vigília é alterada. Os sonhos continuam a existir, mas a memória é tão frágil que não consegue manter-se, sem dissolver-se, na passagem da dimensão do sonho para a dimensão de realidade na vigília.
São duas dimensões em que vivemos com um único corpo:
Na vigília, o corpo desperto, todos os sistemas funcionando “a toda”, a consciência ligada, plugada, o corpo em ação total frente aos riscos e exigências de uma realidade ameaçadora.
No Sono, o corpo em repouso, o sistema em baixa frequência, em dinâmica de atualização consequentemente funcionando com pouco gasto energético e com funções em processo de “Pausa”. Baixa capacidade de memorização, retenção, evocação e registro. A energia disponível está sendo utilizada na manutenção das funções orgânicas e pouco disponível na capacidade de recepção de imputs e registro de dados. Quando próximo do despertar, o corpo começa a ser acionada, a frequência elevada para recuperação da capacidade total de funcionamento.
Nesta transição de uma dimensão para outra, existe uma memória integrada à função onírica e outra à função de vigília. Se o individuo vem de algum processo de repouso mais profundo em decorrência de um desgaste maior no dia a dia, este vácuo entre uma dimensão e outra, entre uma realidade e outra, aumentam, provocando a diminuição da capacidade de registro na memória de vigília, ou impedindo a transferência e o registro de dados, protegidos num quadro transitório, que permite certo nível e consciência, para o registro definitivo em realidade de vigília.
Em outras palavras: o cansaço, situações de estresse, de choque, esgotamento, uso de medicamentos, álcool, drogas, alimentação pesada que promova digestão noturna lentificada, excitabilidade, adiamento da hora de sono e repouso, podem provocar a baixa capacidade de memorização e limiar de consciência inferior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário