sábado, 6 de março de 2010

BABOSEIRA ONÍRICA III -





   
SIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSESIMBIOSE
      
S I B I O S E
"Até aqui eu pergunto: isso pode ter alguma referencia entre eu e minha mãe? Questionei-a sobre meu período de amamentação e ela não me deu informação nenhuma que fosse indicio de ter tido algum problema relacionado ao fato. Minha irmã que nasceu prematura e nunca mamou no peito fala até o que não precisa, mas eu que, pelo visto mamei muito e de forma natural, cresci tímida e recatada. Não entendo..."

Continuo sem informação: não sei como foi o desenvolvimento da gravidez de sua mãe. Você é resultado de planejamento familiar? Seus pais escolheram  a gravidez ou ela foi fortuita? Aconteceu? Como eles lidaram com essa mudança na vida deles? Estavam preparados? Com que estado emocional sua mãe atravessou este período de 9 meses. Como ela lidou com as transformações do corpo? A gravidez foi desejada? Ansiada? Esperada? Planejada? Ele esteve só ou acompanhada? Foi assistida? Emocionalmente o que rolou com ela frente às mudanças na vida dela? Como foi o nascimento e o seu primeiro ano de vida?
 A psicologia considera a partir da visão de desenvolvimento de Freud, três estágios de desenvolvimento na primeira infância: Fase Oral; Fase anal; Fase Genital. Na primeira fase ocorreria uma dinâmica de Simbiose entre a criança e a mãe. Determinante em todo o processo de desenvolvimento do individuo.
Eu pessoalmente tenho uma teoria que amplia este “Tempo” Simbiótico. Eu não acredito que ele nasça na fase oral junto com o processo de amamentação. Para mim a fase de SIMBIOSE inicia-se a partir da formação do feto, ou seja, No quarto Mês. O feto formado e vinculado à mãe pelo cordão umbilical estabelece o vinculo simbiótico que avança após o parto, atinge a fase de oralidade e pode estar completo a partir da fase anal.

Reflita a minha tese: 
A Simbiose inicia-se já no quarto mês de gravidez com o complemento do processo de formação fetal, e se desenvolverá a partir deste momento com o desenvolvimento e crescimento do feto”.

Neste caso a partir da relação vivida a partir de seu quarto mês de vida dentro da barriga de sua mãe sua estória já estaria traçada independente do período de amamentação, ocorrido posteriormente.
Sempre que acompanho crianças não perco o olhar neste foco, o período de gestação, já que esse período será determinante em todo o processo de desenvolvimento e de formação da personalidade do indivíduo, ao longo de toda uma vida. Muitas vezes, esse processo nãose fecha, as pessoas ficam aprisionadas nesse oceano primordial do líquido Amniótico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário