domingo, 7 de março de 2010

FEED BACK

 
Você é resultado de planejamento familiar? Não!


Seus pais escolheram a gravidez ou ela foi fortuita? Foi Fortuita, inclusive minha mãe já estava com trinta e oito anos e considerava-se velha para engravidar.


Como eles lidaram com essa mudança na vida deles? Pelo que sei ficaram alegres, ao menos é o que sempre disseram.


Estavam preparados? Como foi uma surpresa não esperada, creio que tiveram de se preparar de forma um tanto obrigatória.


Com que estado emocional sua mãe atravessou este período de nove meses. Como ela lidou com as transformações do corpo? A gravidez foi desejada? Ansiada? Esperada? Planejada? Depois de saber estar grávida creio que o planejamento de me fazer vir ao mundo surgiu por imposição do destino. Agora tenho um fato relevante que, pelo visto, fará diferença em lhe ser relatado. Minha mãe sofreu uma queda de uma escada e teve que engessar a coluna, pois teve fratura com esmagamento de vértebra. Ela já estava grávida, mas não sabia disso. Ela reclamava os sintomas de gravidez e os médicos diziam ser do tombo. Quando realmente foi descoberta a gravidez, tudo lhe foi dito. Alguns diziam que eu nasceria toda defeituosa por conta dos raios-x constantemente feitos, etc. Até abordo foi cogitado perante a situação dela. Não sei maiores detalhes. Enfim, ela resolveu enfrentar o que tivesse de ser e me dar a luz da vida. Vale também dizer que minha mãe já houvera sofrido bastante ao ter tido minha irmã de sete meses cerca de treze anos antes e, cerca de um ano depois do nascimento dessa minha irmã, (que foi a primeira filha) ela veio a ficar viúva, vindo a arcar sozinha com uma vida bastante difícil (ela estava longe da família pois fora morar em São Paulo na época, donde inicialmente fora buscar melhores condições de vida e de emprego). Supostamente, se lhe faltou apoio, foi mais na primeira gravidez do que na segunda, uma vez que em tal época ela não tinha uma vida financeira ainda estruturada.


Ela esteve só ou acompanhada? Foi assistida? Embora a gravidez tenha tomado ares trágicos por sua fratura nas costas, creio que ela teve apoio familiar e, pelo que conta, só não ficou desesperada a ponto de cometer alguma loucura porque seu medico, o mesmo que fez o meu parto, lhe tranquilizou muito durante todo o período da gravidez dando-lhe o apoio psicológico que ela tanto precisava.



Emocionalmente o que rolou com ela frente às mudanças na vida dela? Sinceramente não sei responder.


Como foi o nascimento e o seu primeiro ano de vida? Tudo indica que tenham sido normais, porém existem fatos que infelizmente não posso fazer vir a tona. Já escutei relatos de que minha mãe sofreu uma grave “obsessão” durante os tramites de gravidez e durante os meus primeiros anos de vida. Ela bebia muito, fumava, via e ouvia absurdidades. Se foi problema espiritual, mental, psicológico ou sabe-se lá o que, eu não posso dizer, pois era apenas uma pequena criança e, obviamente, não lembro de nada. Dizem que foram feitos trabalhos (esses de centros espíritas) e ela se curou. Nunca mais bebeu, embora só tenha deixado o cigarro a poucos anos e, conforme dizem, sua mediunidade foi fechada. Esse assunto não é muito bem aceito para ser dialogado aqui em casa. Sempre achei uma injustiça pensar que o mais importante de nossa personalidade (não sei se estou usando as palavras corretas) se estabelece nos primórdios da vida ainda no útero materno. Somos apenas suscetíveis e indefesos nesse iniciar da vida.


Eu é que agradeço por ter me feito valorizar tanto os meus próprios sonhos. Incrível verificar que não são apenas baboseiras (mesmo que assim pareça ser).

Obrigado!
Sua compreensão é fundamental neste diálogo, quando abordamos temas delicados que podem nos tocar em suscetibilidades. 
Sonhos ainda são uma porta para um universo desconhecido e que envolve muitos mistérios. Tenho procurado por respostas a várias décadas, insatisfeito com resultados pouco conclusivos ou básicos a que os estudos de grandes pesquisadores chegaram. Muitos ainda se contentam com conhecimentos que se mostram precários e outros mais exigentes continuam em busca de compreensão. C.G.Jung abriu à humanidade um grande portal avançando nos conceitos do início do século passado desenvolvidos pelo Dr Freud. Humildemente continuo na busca, tanto quanto outros, de conhecimentos ou de uma abordagem que possa representar algum avanço nesta área e... Informações sempre são preciosas para que possa descartar hipóteses, consolidar conceitos, eliminar equívocos e encontrar caminhos mais seguros nesta jornada na “Noite da Humanidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário