sábado, 6 de março de 2010

BABOSEIRA ONÍRICA II

Perspectivas



Será que de toda essa baboseira onírica há algo relevante para ser verificado?


BABOSO - adj (baba+oso) 1 Que se baba. 2 Que articula mal as palavras, ou não sabe o que diz. 3 Muito obsequioso com as mulheres. 4 Que tem grande amor e paixão. 5 Parvo, tolo.

Sonhos não são fantasias e não me parecem baboseiras, mesmo que a vida o seja. Possivelmente você em seus momentos de impaciência se permite mais ácida. Parece-me que você se cansa e isso lhe deixa uma ponta mais intolerante ou irritadiça. Lembra-me alguém praguejando. Acho divertido a impaciência em jovens. Não deixa de ser banalização, mesmo que a reatividade da resposta possa sinalizar uma invasão de conteúdos de inconsciente na sua consciência, o que lhe torna suscetível, caprichosa, vaidosa e regredida. Não se assuste! Todos em fase de desenvolvimento e maturação estão sujeitos a essas incursões que nos deixam suscetíveis a conteúdos além do nosso poder de controle.
 Compreendo seu cansaço, percebo e valorizo o seu esforço, mas preciso lhe alertar para um detalhe: Nada em nossa vida é destituído de sentido.  A falta de sentido é projeção dos que perderam em vida o rumo da estrada e isso diferencia quem está em busca de encontrar relações mais harmoniosas com o mundo, com propósitos definidos de realização.
Eu não posso ver sentido num general que em guerra não queira aniquilar seus inimigos. Definitivamente sou contra guerra, por isso não ingressei em exércitos. Mas respeito a escolha alheia e não posso pensar um general evitando batalhas, fugindo para não derrubar o inimigo. Sua atitude coloca em risco seus subordinados, seu compromisso, suas responsabilidades. Ele poderá até trabalhar pelo humanismo, mas se estiver em guerra ele terá que ser General. Estou fazendo uso de uma imagem radical para salientar a importância da coerência de suas atitudes com seus propósitos.
Nessa vida, Estados Nacionais podem ser impunes com criminosos o que os tornam injustos com os que cumprem as leis. Mas a vida supera a incompetência humana, ela é implacável com sua mão pesada ancorada na força do tempo. Não se esqueça: A vida é IMPLACÁVEL em sua cobrança.
Concebo alguém severo consigo mesmo apenas para não se permitir em erro que o torne alvo da cobrança da vida. Se não a IMPECABILIDADE DEIXA DE TER  SENTIDO. Simplistas em geral se permitem omissos, descompromissados, irresponsáveis e não percebem que suas atitudes alimentam caprichos que os afastam do cerne da questão, promovendo, sem que o saibam, ações que acabarão reverberando contra eles próprios. VIGIAI! Esta porta que estou tentando lhe ajudar a abrir, tem sentido quando  o indivíduo se conecta ao sagrado, com o divino, o que lhe exige compostura. Não se deve cometer o risco de profanar o sagrado já que a intenção é contrária, é a jornada do Jasão em busca do “Velo de Ouro”, “Sacralizar o Profano”.
Ah! Verdadeiramente encontro humor e compaixão na minha vida, e até rio da meninice e bobice alheia com todo respeito possível. Compreendo, aceito e emocionalmente não me afeto, portanto, escrevo-lhe achando graça em sua colocação, mas não seria justo e verdadeiro comigo (meu primeiro compromisso), e em seguida com você se não lhe alertasse para os cuidados que precisa ter no trato com as coisas do Inconsciente.
Por favor, não se ofenda, não tenho porque fazê-lo, tampouco se sinta agredida, não gostaria de magoá-la, mas trinta e cinco anos estudando a psique me indicam que o melhor trato é a verdade, o respeito, o cuidado e a reverência permanentemente. Os que desconsideram estes princípios básicos incorrem em erros fatais e irreversíveis.
Este universo do inconsciente nós é desconhecido, e estamos numa jornada humana coletiva de retirada do véu que o encobre para vislumbrar um pouco daquilo que pode ser esta força universal. Por enquanto estamos todos sob este jugo divino, na batalha de Deus contra o Diabo, e não podemos subjugar o desconhecido. Quem assim age se permite INCAUTO, se superestima, se aniquila.
A vida é estranha. Muito estranha. Por vezes é assustadora, outras se mostra incompreensível. Doída, doida, maluca, vida bandida... Tudo é possível. Cansativa, angustiante, para muitos um tédio. Sensacional, emocionante. Puro Êxtase. Quanto mais vivo mais percebo como ela é exigente. Se você erra, o preço é alto.   A vida só não é desinteressante. Nós podemos ser desinteressantes. Os limites são nossos. Se não descubro tesouros, não é porque eles não existem é porque eu não soube procurar. A vida é um manifesto fantástico do universo.
Ao longo desses meses tenho me surpreendido com sua riqueza interior. Logo você que se acreditava pobre. Tenho tentando mostrar-lhe esse tesouro, seu interior não é pobre. Aproveito para agradecer-lhe de todo o coração a oportunidade de escrever sobre essas nuances que definem nossa vida nesta relação com o mundo, entre a banalização e o significativo, entre o Sagrado e o Profano.
E se agora o faço é para aproveitar a oportunidade de falar para quem visita esse Blog: Um alerta... o que projetamos é o que viveremos. Se projetarmos tesouros encontraremos riquezas, se projetarmos miséria colheremos desastres.
Para concluir é preciso lembrar que no sonho 32 chamava-lhe atenção para a importância da responsabilidade do falar ou da utilização deste instrumento nas relações sociais. Nesta civilização interativa precisamos de uma civilidade responsável. Infelizmente nossos exemplos são os piores possíveis. Na política vemos um presidente que compensa seu complexo de inferioridade semanalmente falando pelos cotovelos as maiores asneiras, grosserias e banalizações (não falo em erros de linguagem, desnecessário), falo em verborragia. No dia a dia a competição social extrapola a competência da ação para se fixar no falatório, onde falastrões e falastronas se ungem na “falastria”. Rompa suas barreiras e impedimentos, mas mantenha a referência nos limites, rigidamente trabalhados no  seu  passado  para não incorrer na armadilha de ser apenas compensativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário