sexta-feira, 12 de março de 2010

FEED BACK 8 "B"



Antes e tudo perdoe-me a contundência da resposta anterior, é resultado do meu lado ZEN, provocar um FOCO para que o impacto possa facilitar o aprofundamento e a reflexão. E o tema envolve questões tão graves e determinantes em nossa saúde mental que aproveitei a oportunidade para realçar essa gravidade dando chance aos que visitam esse blog de refletir e evitar a armadilha e sua gravidade.
Vou procurar responder suas interrogações, assim você pode avançar na sua reflexão:
Você falou sobre núcleos autônomos e, em alguns sonhos, vejo essa outra parte de mim sendo eu livre desses núcleos. Isso é possível? Claro! Na realidade (na vigília) você também tem essa liberdade. Com algumas diferenças do mundo onírico. Como somos voltados para o externo, a profusão de estímulos nos chama para o exterior, e nessa realidade ainda lutamos para sobreviver, vencer, superar, cumprir deveres, aprender, trabalhar, atenção, ameaças, inseguranças uma profusão de exigências. Ou seja, estamos praticamente voltados para fora. Quando o mundo externo nos chama a atenção, o interno como que funciona no embalo. Resta-nos a consciência para que possamos responder a um cenário severo e exigente e com rapidez. Assim funcionamos com uma velocidade e processamento fenomenal e pode-se passar despercebidas as pulsões autônomas que nos mobilizam ou que interferem em nossas respostas.
Já nos sonhos estamos inseridos unicamente no nosso universo pessoal, fica aparentemente mais fácil nos observarmos. E neles você está liberada da repressão moral que se aplica na vigília, assim seus desejos mascarados, reprimidos, fluem com força, ímpeto e afloram as manifestações, desejos, fantasias, sentimentos, emoções, conceitos, reatividade... Tudo aquilo que você tenta esconder de si mesma e dos outros.
“... chego a acordar de mal humor por conta disso. O despertar se torna meu pesadelo.”
Entendi que sua preferência seria continua no sono e aí acordas mau humorada. Essa é a sua chance de mudar sua realidade. Não é necessário promover mudanças drásticas e dramáticas  em sua vida, mas sempre que possível se permita ir além, se surprender, como disse: “ser ousada”. Ouse mais, sempre, saia da sua mesmice, arrisque, todo dia é dia, toda hora é hora. É um exercício fenomenal. Quando realizá-lo vai perceber a riqueza que sua vida transformará e com certeza descobrirás que agindo assim podemos ser profundamente feliz. Não precisamos correr atrás da felicidade ou de lugares fantásticos ou bens materiais. Nós podemos produzir toda a felicidade que quisermos ou necessitarmos no nosso entorno.
“Busco ser mais ousada e expressiva, demonstrar o que gosto, falar o que penso, expor meus sentimentos, porém da teoria para a prática o ‘bicho’ pega.” Não tenho dúvidas da dificuldade de romper com muralhas que construímos, defesas em que nos armamos e nos amarramos, conceitos e preconceitos defensivos, resistência e tensão.
O novo Atrai, mas Exige e Amedronta.
A nós nos resta a possibilidade de rompermos com essas amarras que nos aprisionam nos limitam, nos castram. Essa é a conquista de liberdade.
E vou lhe contar um segredo, é uma conquista admirável e inigualável.
“Às vezes me pergunto se eu poderia ser a pessoa que sou nos meus sonhos que, enquanto acordada, está naturalmente contida.”
Naturalmente. Pode ser essa pessoa e muito mais. J.P.Sartre na sua obra intitulada; “O Existencialismo é um Humanismo”, escreveu: “O homem é um projeto de Si mesmo. É hoje o que ele projetou no passado. E será amanhã o que hoje projetar.”  Para ficar na atualidade: o livro O Segredo de Rhonda Byrne, publicado em 2006, ela conjuga conceitos de Física Quântica com conceitos de Psicologia e esotéricos para reafirmar a mesmíssima coisa; Nós seremos aquilo que projetarmos. Você encontrará no pensamento Hindu e do  Sufismo o mesmo conceito. Para isso é necessário: mente ordenada, domínio, disciplina, a manifestação de sua ação guerreira, determinação, clareza, postura, atitude, iniciativa, capacidade de decisão de escolha, etc. É com você. Supere as barreiras que você mesma colocou à sua frente e siga seu caminho, eu reafirmo:

O UNIVERSO CONSPIRA A FAVOR DAQUELES QUE SE SUPERAM.

Nos sonhos falo e faço o que fora deles não falaria e nem faria, seja por falta de vontade, medo, pudor, etc. Isso é normal ou acontece só comigo?
A realidade é a mesma, os universos pessoais são diferentes, cada um possui sua singularidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário