quarta-feira, 31 de março de 2010

BEIJO NA BOCA



    
CH40
Também lembro de ter sonhado algo bom. Eu estava acordando cedo para ir à escola e me perguntava como fora optar por isso. Só fui amante de acordar cedo em situações esporádicas e sofria na época da escola para levantar cedo da cama todo dia. Uma vez já formada em nível superior não entendia como voltara a estudar na parte da manhã, ou melhor, como tivera coragem para tal. Entretanto, depois de estar no local, acho que era uma universidade, já estava bem e feliz com os estudos. Eu tinha uma apostila bem grossa e enquanto o professor anotava alguns tópicos dela no quadro para prosseguir com a aula, eu lia um livro de literatura. Dois dos meus maiores prazeres sempre foram ler e estudar algo que seja do meu interesse. Ali eu estava fazendo as duas coisas juntas. A aula era sobre os olhos e verificávamos toda a estrutura da visão. Quando chegou o intervalo eu estava na sala dos professores e conversava com o professor cuja aula acabara de ter. Não lembro bem da conversa, mas com sinceridade eu procurava dizer tudo o que ele gostaria de escutar. Disse que ele precisava fazer o que fosse melhor para sua felicidade, mesmo que isso fosse deixar saudade em vários corações. Eu sabia que ele queria mudar da cidade, mas estava tendo dificuldades de conseguir transferência ou, talvez, houvesse algum outro motivo não revelado a segurá-lo ali. Ele me perguntou se eu mudaria mesmo de cidade se estivesse no lugar dele. Percebi que ele queria saber de maneira geral e não apenas se eu estivesse no lugar dele. Respondi que sim, que mudaria e residiria em qualquer cidade que eu viesse a gostar e donde eu pudesse me sentir mais feliz. Se ele não estava feliz em tal cidade, ele tinha sim que ir para onde se sentisse melhor. Transferindo isso para minha realidade: eu gosto muito do lugar donde morro e dou para trás todas as vezes que minha mãe fala de mudar de cidade. Ela muito já cogitou em morar em ............ e só ainda não foi por causa da minha avó que também mora aqui em.... Minha irmã fica falando da possibilidade de eu ir morar em São Paulo de futuro para ficar perto dela, mas eu detesto cidade muito grande e, além do mais, tenho minha amada chácara por aqui me esperando. No sonho eu fui clara em dizer que não tinha problema com uma mudança de cidade pois o contexto era de insinuação. Eu dizia sobre mudança deixando implícito, ao menos para mim mesma, que a faria com ou por alguém como ele. Ali eu não estava respondendo por base na minha vida real, mas com relação ao contexto onírico em si. Eu folheava um jornal tentando distrair-me e também para disfarçar meu olhar que se focava no professor remexendo em seus materiais. Ele devia ter uns trinta anos, com aparência entre jovial e madura. Tinha os cabelos curtos atrás, mas soltos em mechas na frente, dando um ar entre esportivo e despojado. De repente ele aproximou-se e me beijou. Embora eu estivesse com uma postura super simpática por causa de interesses ocultos, subestimei minhas capacidades de conseguir ter alguma chance de uma intimidade maior com aquele homem. Eu queria o beijo, mas pensava que não deveria aceitar aquilo, pois estaria entregando meus sentimentos. Eu queria fazer o charme dando uma de difícil, mas eu estava contente de mais para esquivar-me do beijo. Aquilo fora completamente além dos meus planos e eu fora pega de surpresa, mas estava adorando. Tentei sim me desvencilhar dele, até porque estávamos na sala dos professores e mais gente podia chegar a qualquer momento. Ali não era lugar para envolvimentos, muitíssimo menos de um professor com uma aluna. Quando ele parou de me beijar eu lhe pedi desculpas pelo acontecido, dizendo que agira imprudentemente aceitando aquele beijo ali, algo que poderia prejudicá-lo, mas expliquei que não conseguira resistir. Para contra-gosto eu acordei.
Tal sonho parece apenas uma porta de auto-conhecimento para mim. Não sei porque sempre subestimei tanto minha real pessoa. Muitos já se surpreenderam comigo e, de certa forma, eu também. Sou daquelas que joga verde para colher maduro nunca achando que vai conseguir de fato colher algo maduro quando a colheita é relacionada com relações humanas. Sou a moda mineira: comendo pelas beiradas... mas em geral acho que posso fome. Não tenho facilidade para conseguir as coisas, mas as consigo sempre que meu querer é motivador.
Para as coisas que o querer não impera eu me deixo levar sem muito forçar ou rejeitar, apenas crendo no dito popular: O QUE TIVER DE SER, ASSIM SERÁ.
O que você acha de tais sonhos?

Você acha um bom sonho, eu o penso bom pela união entre masculino e feminino, você passeia nas sensações agradáveis ainda que apareçam confusões conceituais, morais, culpabilidade e de estratégia nesse encontro. Apesar da proximidade entre os opostos você ainda intervém de forma repressora. Você se referencia em “O QUE TIVER DE SER, ASSIM SERÁ”, forma em que constrói sua idealização para estabelecer a conexão, o vínculo, mas conduz a dinâmica de forma confusa, procura não se comprometer, evitando a exposição, como se isso fosse possível. Pode parecer confortável, você se esconde, brinca de esconde & esconde com o outro idealizando que a magia da relação acontecerá na sua omissão, no seu jogo, caindo do céu como um presente dos Deuses.
Garota, só por sorte! E mesmo que ela aconteça, não será o bastante para lhe permitir sustentar um relacionamento. Você inevitavelmente terá as portas abertas para a paixão mas lá dentro terá mais chances de se perder nas tramas do envolvimento.  “Sou daquelas que joga verde para colher maduro”; “comendo pelas beiradas... mas.. passo fome.” “subestimei minhas capacidades”.

O sonho fala em mudanças. Mudanças pessoais, de casa, de lugar, de cenário. “Respondi que sim, que mudaria e residiria em qualquer cidade que eu viesse a gostar e donde eu pudesse me sentir mais feliz.” Esta é a idéia: viver o que nos faz feliz. Esta é a referência pessoal.  Ao longo da vida podemos ter que adequar a realidade à necessidade pessoal no momento e com o que gostamos. Precisamos desta flexibilidade, mas o propósito de realizar o caminho pessoal não pode ser esquecido. Assim é básico escolher onde queremos morar, onde será a casa dos sonhos, aquele lugar que permita a felicidade acontecer, onde se respire felicidade.
Há pouco tempo atrás uma cliente se manifestava dizendo que se sentia feliz em New York, para poder descer à tarde e tomar um café na Broadway, e eu comentava que preferia ser feliz à beira de um lago silencioso, no alto das montanhas de Minas. Digo-lhe isto para que compreenda a importância de se comprometer com seus sonhos, seus propósitos, suas buscas e realizações, e as diferenças. Cada um no seu quadrado. Isto significa escolher. Escolher o que se quer viver, o que quer fazer e como fazer tudo isto no presente.

Agora... Você disse: “eu procurava dizer tudo o que ele gostaria de escutar.” Isto parece-me ser viver em cima da Idealização, daquilo que se considera o ideal, daquilo que satisfaz o anseio do outro. O que realmente pensas a respeito de mudanças e de realização de desejos? Você é capaz de promover mudanças para realizar sua felicidade? Pagas o preço? Arriscas?  Ou apenas diz para o outro o que ele quer ouvir, o que você idealiza como o ideal mas não realiza. E porque não parte para a realização? Pense!
O sonho fala nesta ambivalência entre a idealização e a realidade. E essa diferença é que produz um abismo te afastando de suas possibilidades de se realizar.
Tudo isto tem a ver também com o relacionamento a dois, homem X mulher. A ambivalência entre ser o que você é, expressando seus desejos, e a necessidade de seduzir e conquistar, se fazendo disponível para que o outro te descubra e te conquiste. Eu quero o outro, mas  demonstro que não tenho interesse, me escondo, para que ele  manifeste seu desejo para que possamos nos encontrar. Eu quero um beijo mas não posso aceitar, pois entrego o meus sentimentos Eu faço charme, me faço de difícil, tento me desvencilhar... mas estou adorando o beijo e ser beijada, domada.
STOP! Pare tudo! Vamos começar tudo de novo. Vamos abandonar os velhos hábitos, as velhas artimanhas, os joguinhos de esconde, de não quero quando quero. É hora de recomeçar. E recomeçar para quem não sabe como, é EXPERIMENTAR. Descobrir o caminho experimentando.
O mais fantástico da modernidade é a igualdade de direitos entre homens e mulheres. E neste mundo quando as mulheres funcionam como suas avós, a coisa tende a não funcionar. É quase como querer tocar CD em toca disco... Há inadequação. É necessário se permitir experimentar, reconhecer o mundo no qual vives, decodificar os códigos com os quais os jovens de seu tempo vivem, mas principalmente compreender que você pode ter uma atitude PRÓ ATIVA, responsável pela realização de seus desejos. Uma atitude de escolher a partir de seus desejos e se manifestar com clareza, transparência. Antes de valorizar o outro, você se valoriza como produto pessoal. Antes de correr atrás do coelho é despertar no outro o desejo como coelho de correr atrás de você. Assim você escolhe quem lhe interessar. Agora... se o outro é coelho e lhe interessa, mostre-se, experimente, exercite-se manifestando-se sem medo de ser renegada.

    ESCOLHA E... CORRA ATRÁS DA REALIZAÇÃO DE SEUS DESEJOS.

Minha cara, a vida passa muito rápido, não fique aprisionada em artimanhas, corra atrás de sua satisfação, de suas realizações.
E... Não se esqueça do básico:
COLHE,  QUEM PLANTA!

Um comentário:

  1. Interessante essa questão de idealizar. Realmente tenho problemas com isso. Comigo funciona infelizmente assim: quando meu amor não é capaz de superar as expectativas do outro eu fico bloqueada e isso faz o amor se transformar em mágoa, raiva e quiçá em ódio. Essa insulficiencia gera insatisfação e inadequação total. Creio ser por conta disso que vivo reclusa em mim mesma, achando que nunca serei satisfatória a ninguém, enquanto que, em realidade, talvez só deva isso a mim mesma. Como amar o outro, mesmo sabendo que nao sou o que o outro gostaria que eu fosse? Como amar sem temores e ser amada sem culpas? E digo isso de maneira geral, inclusive no amor para com aqueles que mais nos cobram uma correspondencia as suas expectativas: os familiares. Eles idealizaram em mim uma outra pessoa e, pobre de mim, nunca me senti boa o suficiente, porque nunca poderia ser o que eles queriam que eu fosse. Passando adiante, dificilmente consigo amar de verdade os outros, pois raramente alguém satisfaz de fato as minhas idealizaçoes e isso automaticamente me trava como se o outro não fosse merecedor. Isso parece até uma doença... cada um ama da sua maneira, mas muitas vezes os amores não se combinam para que sejam recebidos de bom grado ou para que satisfaçam a minha carência. Como se devenciliar da mania da idealização?

    ResponderExcluir