quarta-feira, 24 de março de 2010

MÁSCARAS QUE CAEM





Persona 
imagem criada para post no blog Jornada D'Alma

Entendo sua questão: Será que foi um bom sonho? Um sonho é um sonho, não necessariamente bom ou mal, apenas um sonho com um sentido que precisa ser entendido  em sua mensagem. Se assim você o faz ele se torna um BOM instrumento que antecipa problemas, dificuldades, desafios, desígnios, o que inegavelmente é auspicioso.
Algumas questões se mostram interessantes neste sonho: Fico impressionado com a recorrência seguida de ameaças. Neste caso ainda ocorre em situação de invasão de privacidade. Você sente a ameaça, ocorre o aumento do seu nível de tensão e de angústia. No sonho a mãe já aparece como suporte e proteção. É possível que haja de sua parte em relação à sua irmão algum sentimento de culpa, da qual ainda não tenha se libertado? Se isto acontece é possível que seja resultado de manobra para manipular o cenário familiar ou para te envolver. Neste caso, mesmo que o outro nada faça, a sua postura de pré-ocupação vem para compensar a sua indisponibilidade ou a sua demanda afetiva de foco familiar (protege o outro, ou os bens alheios como projeção de sua necessidade de ser protegida pelo outro). A relação ainda parece-me confusa e de envolvimento familiar simbiótico.
Mas lhe falta paz para tomar banho, se limpar (dos equívocos, miasmas, resíduos de personalidade), lavar, realizar sua higiene pessoal, se despir. O que é coerente com o momento pessoal de dificuldades de se mostrar, o que  significa se despir das máscaras, da imagem (roupas), dos acessórios (bolsa), ainda que a referência seja a irmã (seria ela seu modelo?).  Um banho significa o renascimento, virtude purificadora, regeneração. Iz-se que o banho é o primeiro rito (entre outros) que sanciona as grandes etapas da vida, nascimento, desenvolvimento e morte. Psicanalistas associam com a fase intra-uterina, portanto regressiva, o reencontro com o conforto, calma, segurança, reencontro com as origens da vida. Poderíamos pensar no seu processo de resgate, na busca do eixo pessoal.
 A ideia básica do Nu, nos sonhos esta associado ao  simbolismo da pureza física e moral, intelectual, espiritual e a da vaidade lasciva, provocante, desarmando o espírito em função da matéria e do espírito. Também associado exibicionismo. Mas prefiro neste momento considerar primeiramente o nu como um reencontro com seu estado primitivo, sua essência, suas origens. Na sequencia do sonho ele me aparece como um reforço da ideia da transformação de sua dinâmica pessoal frente ao coletivo. Suas dificuldades de se mostrar, de ser reconhecida, invadida, julgada. Assumir as consequências de mostrar a que veio, quem é você, o que pensa, como pensa, superando a necessidade narcísica de mostrar-se como imagem da perfeição.
Por isso no primeiro momento quando o sujeito se apodera de você, te subjuga e você reage de forma excepcional.

VOCE DESCOBRE NO SONHO QUE A FORÇA FÍSICA É INSIFGNIFICANTE MAS QUE A FORÇA DO VERBO (FALAR) TE PROTEGE TE FAZ PODEROSA.

O dito popular é: Quem não chora não mama. Quem não se manifesta não se faz ouvir. Voce sempre esperou que as pessoas a respeitassem naturalmente e começa a descobrir que esse respeito é conquistado, batalhado, exigido.
Mas mais significativo é você confrontar a ameaça subentendida do sujeito, a partir da sua força de expressão, como diz: Imperativa. A postura, a atitude é PRÓ-ATIVA. Olhar e  expressão. O que vemos é o exercício do seu poder de se posicionar. O sonho te confronta com suas dificuldades, com seus conceitos e lhe favorece a mudança dessa dinâmica interna. Como um exercício de preparação. A mensagem?

Enfrente suas dificuldades, supere seus preconceitos, renuncie aos velhos padrões e reconceitue sua relação com a realidade, assuma os riscos de se mostrar, assim você supera a fase narcísica da imagem de perfeccionismo e encontra a sua individualidade naquilo que você realmente é.

O SONHO É AUSPICIOSO.
Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário