quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TORMENTO 2

 
De tanto pesadelo formulo a pergunta: o que me leva a ter esses sonhos negativos de submissão, raiva, tristeza, fuga, medo e sensação de tortura por acaso seria o fato de sentir tudo isso na vida real, mas num contexto inconsciente ou não assumido? Ou seria consciente e assumido, mas com sentimento de impotência à superação? Tais sonhos, embora não sejam iguais a outros tidos anteriormente, me parecem muito repetitivos em quesito emocional e, particularmente, parecem me pressionar sobre meus próprios conflitos interiores. É por aí ou estou enganada?

Penso que posso compreender seu senso de “humour” sarcástico, e ao que me parece: sua impaciência. Mas existem momentos que podem verdadeiramente ser exaustivos.
Não! Você não está enganada. O momento indica sonhos de confronto, que não estão apenas te confrontando, mas lhe colocando em uma posição de desconforto e a obrigando a reavaliar, rever, seus conceitos, suas atitudes e sua forma de se relacionar com o mundo. Ou seja: “Você está num mato sem cachorro. Se correr o Bicho vai te pegar... Se ficar... o bicho vai te comer.”.
É importante diferenciar certos detalhes e características do fenômeno onírico: As emoções são suas; são suas a forma como responde à ameaças; como responde ao confronto, ao desconforto em que esta sendo colocada; São seus os sentimentos que se manifestam no sonho; É sua a postura e as atitudes que apresenta diante do desenrolar dos acontecimentos. O Sonho é seu. Ele é resultante da tentativa que seu inconsciente realiza para regular suas funções orgânicas e psíquicas. A parte orgânica que independe de sua ação, os mecanismos cerebrais regulam, e lhe indicam sinais de mudanças necessárias em suas atitudes, comportamentos e escolhas. A parte referente ao seu poder de intervenção nos mecanismos e configurações de respostas realizadas através da vontade, ele lhe sinaliza para que você possa reestruturar e transformar.
Se você realiza uma ação de repressão, se você se engessa, não é o corpo ou o inconsciente que te torturam, e você que se tortura. ? Captou? Se você é severa, exigente e perfeccionista, é você quem se cobra quem se exige.
E a Psyquê possui mecanismos cíclicos, como tudo o é, neste universo ordenado. Nós estabelecemos nosso patamar de vivências. Se superamos nossos desafios, novos desafios se apresentam em novos estágios. Se não os superamos, os velhos desafios se reapresentam e os confrontos se repetem. É fatal se não superarmos nossas dificuldades, nossos erros, ficamos como enredados nos fios invisíveis que nos colocam no eterno mito do refazer.
Quando consideramos a ordenação do universo, sabemos que novas configurações podem ser criadas nesse processo de ordenação, mas isso não impede que a tendência do universo seja se referendar no que já existe. E em geral somos atraídos para realidades já vividas se não superarmos nossos desafios. Quando o sujeito se assusta ele está na eterna repetição, ou porque repete padrões de escolha, de conduta, de priorização, de respostas, de estética.
Para deixarmos de repetir padrões que nos levem à mesmice, precisamos nos surpreender. Não precisamos encantar ou surpreender o “outro” mas a nós mesmos. Nós só dependemos de nós para sermos plenos.
Se eles não respeitam seus desejos, suas vontades, Os responsáveis são eles ou é você?
Na cozinha, minha mãe, irmã e cunhado estavam montando um complô para me transformar noutra pessoa e me forçar a ser e usar o que eu não queria.
Eu poderia pensar em núcleos autônomos que atuam e te comandam. Mas o que eles fazem é reduzir seu poder pessoal, sua auto estima. Te reduzem ao insignificante, te anulam. Mas não é isso o que você se faz? Você fortaleceu esses núcleos, possivelmente na busca de encontrar uma realidade mais favorável. Deixou de se posicionar, se permitiu omissa, relevou os acontecimentos, suas escolhas e construiu a realidade em que vive. Ele é um produto pessoal da sua tentativa de solucionar um desafio com “simplismo”.

Em síntese: 1º - Disfarce e fugas não funcionam quando tentamos nos disfarçar de nós mesmos ou fugir (me esconder de mim). Como posso me esconder de mim? Na loucura, na descompensação; 2º A criança que existe em você, busca proteção e tem medos e regride. Ela precisa ser mais bem protegida, fortalecida, ela é aquilo que você possui e mais puro, mais autêntico, mais natural, sua essência; 3º Praça, busca de ordenação arquetípica, atualização de equilíbrio e proteção. Voar, voar, escapar pelo ar. Porque as crianças têm medo de ti? 4º Respeito não se ganha, se conquista com a maturação. É preciso se fazer respeitar. Assim podemos evitar nossos tormentos ou superar nossos piores demônios. Bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário