terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COMPAIXÃO - a leitura


  
Suas percepções caminham numa boa direção, e as sensações, em geral puras,  são referências significativas para o entendimento dos sonhos. Se bem me lembro, em sonhos iniciais haviam imagens recorrentes de escada. Não difere em representação simbólica de elevador (ascensão e descida), com o diferencial que a escada exige ação mecânica e o elevador é acionado por forças eletromecânicas. A principio pode parecer pouca diferença, e o é, mas eu distingo um detalhe marcante que associo  em primeiro lugar com alteração de desenvolvimento de mecanismos, vejamos:

  • A escada exige a ação mecânica e consequente esforço pessoal, mobilização da Vontade, da intenção do movimento.
  • O elevador, como na situação descrita, não está sob o seu poder, sob o controle, subida, descida ou parada. Ainda que seja um estágio mais avançado de desenvolvimento, mudança e ampliação de maturação neurológica, do sistema eletromecânico, do corpo, liberação energética, o processo ainda não está sob seu controle e poder, ainda não está consolidado.
Subir e descer são sinais de instabilidade. Inicialmente pode parecer divertido, mas quando você tem consciência de seus limites, da dependência começa a perceber o risco do envolvimento, o risco de ser sufocada. O preço que se paga pode ser alto. A psique vem te alertando para a necessidade de realizar escolhas, de sairda situação de risco,  tormar posse de sua vida, abandonando o conforto da submissão. Submissão a instrumentos e mecanismos que te aprisionam, internos ou externos.

No sonho seguinte a continuidade a mensagem é perceptível. Parece-me a continuidade de um processo de reconciliação. Você se reconciliando afetivamente com conteúdos pessoais, estabelecendo vínculos, sendo amorosa, já menos reativa. O que é reconstrução da sua relação com o mundo. Somos com o mundo aquilo que vivemos com nós mesmos. Se somos conturbados nos relacionamos com o mundo de forma conturbada. A relação que estabelecemos com o mundo é a relação com o que projetamos neste mundo.  Mesmo que o sonho seja compensação ele vai além, ele indica mudança interior nessa dinâmica interna, em sua relação com o pessoal e com o coletivo, é naturalmente uma transformação de auto estima.
Mais um detalhe: sua mudança passará, inevitavelmente, pela compaixão que possa desenvolver pelo outro e por si mesma. Para ter compaixão é preciso abandonar a torre de marfim de nossa perfeição para aceitar a nossa natureza humana, nos aceitando, somos mais abertos para aceitar o outro, com seus acertos e falhas. E se aceitamos a miséria humana, nossa tragédia, naturalmente desenvolvemos uma relação afeturosa e amorosa com as pessoas no nosso entorno. Aceitamos o que elas são e o que podem nos oferecer, e oferecemos a elas o que temos. 
 ASSIM DESCOBRIMOS QUE
 A COMPAIXÃO QUE  TEMOS PELO OUTRO
 E A CEITAÇÃO DE NOSSA PRÓPRIA TRAGÉDIA, 
É TERMOS COMPAIXÃO POR NÓS MESMOS.

Adendo: Apesar do coração ser uma bomba, ele realiza a subida (bombeamento) do sangue, espero que esteja bem fisicamente e nas coisas do coração, que voce não esteje encalacrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário