sábado, 6 de fevereiro de 2010

IRMANDADE E DANÇA 2

Nina Kaptsova - Bolshoi Ballet

Porque apenas uma e não as duas possibilidades?  Compensa e prepara! Considere também que o “irmão” pode estar relacionado a:

·         Seu lado masculino, como conteúdo interno;
·         A sua relação consigo mesma;
·         À compensação de seu desejo de manter níveis afetivos nas relações de irmandade ou familiares.
·         À configuração de relações afetivas com a figura masculina na realidade interna e externa;
·         O encontro da autonomia e da segurança de expressão e manifestação afetiva.

Irmandade é estabelecimento de relações fraterna, seja nos laços consanguíneos ou não, nas manifestações afetivas, baseadas na mútua proteção, na construção de vínculos estáveis e consolidados, estabilidade, segurança, confiança, disponibilidade, amizade, compartilhamento e intimidade. Ou seja, laços que não envolvem competição, disputa, ainda que essas relações permitam jogos de competição ou exercícios que não ultrapassem limites demarcados de irmandade, onde os interesses são mutuamente guardados.
Quando relações de irmandade ultrapassam esses limites de mútua proteção, os irmãos passam a privilegiar e resguardar apenas interesses pessoais. Neste caso a irmandade deixa de ser uma irmandade afetiva para se fixar apenas como irmandade “formal”, para não dizer que morreu. Geralmente as pessoas gostam de considerar essa irmandade formal já que assim mantém a idealização de uma continuidade de irmandade consanguínea. Não enterram a irmandade que fracassou.
No seu sonho volto a pensar em reconciliação com conteúdos de ordem familiar. Necessariamente não envolve a família, mas o seu reencontro com o conceito, com os conteúdos arquetípicos que envolvem a sua linhagem familiar. Conteúdos que poderiam estar sendo desconsiderados e que envolvem uma importância incomum no seu processo de libertação e crescimento. Podemos nos libertar (e devemos) da ideia de família, ou da família propriamente dita, nas relações coletivas, mas esta é uma libertação que se faz necessária no processo de constituição da individualidade, é uma libertação simbólica e conceitual, já que a nossa vinculação com a família transcende o passado e o futuro. Não há como romper essa conexão, com aqueles que nos antecedem ou com os que nos precederão. Esses vínculos dizem respeito à própria formação da natureza da vida.
O sonho pode parecer simples, mas envolve, pelo que percebo, uma importância fenomenal no estabelecimento de suas relação com suas origens, com seus princípios de gênese e com seu futuro. Na construção de nossos caminhos futuros não há como relevar a importância da irmandade, já que esse conceito, e esse significado simbólico definirá toda a relação com o mundo.
O que quero dizer é que a irmandade originada no seio familiar é a experiência que definirá as relações do sujeito com o coletivo, as sua relação com o mundo. Se os antecedentes de sua vida não favorecerem essa construção, essa projeção, toda a sua relação com o mundo e com as pessoas estará desacertada, contaminada.
Eu sinto (feeling) que é esse o processo por que passa, essa reconstrução, e a psique dá sinais de que o seu caminho vem sendo um bom caminho ( formação de atitudes, transformação,  mudanças, revisão conceitual nas relações com o coletivo) ainda que tudo possa ser um projeto em processo ou dinâmica de experimentação.
Mas a vida é assim, a mudança é anunciada, nos preparamos, as configurações se acasalam e um dia... rompemos as amarras que nos aprisionam em atitudes e respostas caducas.
A sequência do sonho (sendo um único sonho ou outro) é interessante: Voce encontra um parceiro e dança. Você relata : “Eu me sentia tranquila mesmo que ele não fosse o melhor companheiro ‘pé de valsa’ do local, pois estava na posse de minha liberdade de expressão, de decisão e na autonomia de mim mesma por completo.Este é o alvo, esta me parece a mensagem, este me parece um destino de quem se realiza plenamente: Tranquilidade, liberdade, capacidade de decidir e de escolher, autonomia e...TOTALIDADE.
Não tenha dúvidas, cultive a paciência, o tempo da estação de flores uma hora se apresenta, o caminho? O SER AMOROSO! AFETIVIDADE!
                                                 
Obs.: A bailarina é a imagem da mulher guerreira, que tem a consciência e o dominio do corpo. Símbolo da maturação. É uma homenagem à conquista, pelo individuo, da autonomia plena. 
                                                                         Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário