quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

REDENÇÃO




Tive dois sonhos bem parecidos. No primeiro deles eu conversava com um padre ou bispo (alguém do gênero). Não sei que assunto tratávamos quando o padre levantou-se rápido e saiu apressado. Já era quase hora da missa começar e, no que ele saiu, senti-me muito aflita, assustada, comecei a tremer e passar mal como se fosse desmaiar. Ainda precisava dizer-lhe algo muito importante, que não faço ideia do que seja, mas não consegui alcançá-lo, mesmo chamando-lhe pelo nome repetidamente. Algumas mulheres me acolheram, fizeram-me sentar e disseram que iam chamá-lo. Nisso apareceu um conhecido com seu namorado. A presença dele acalmou-me. Ele me chamou para irmos participar da missa e sentindo-me amparada e protegida, aceitei o convite. No que fomos sentar, quis ficar no meio dos dois. Não recordo direito, mas pouco depois eu estava beijando-o. Seu namorado não manifestou ciúmes e ficamos os três juntos assistindo a missa.

No segundo sonho eu estava noutro país com uma mulher conhecida. Era o ultimo dia em que eu estaria lá e tinha conhecido muito pouco do país. Fiquei com vontade de sair da igreja para explorar mais as redondezas, porém não sabia exatamente aonde ir e, quando pensei de perguntar isso, já havia perdido de vista a mulher. Andei dentro da igreja e achei o clima da sacristia pesado. Tinha a mesma sensação de estar perante um velório. Resolvi assistir uma parte da missa, mas a igreja estava muito lotada e tive que adentrar numa parte reservada para padres, bispos e convidados importantes envolvidos com a religião. Senti-me constrangida. Enquanto buscava ter acesso a parte do “povão”, um dos padres autorizou-me a sentar na sua frente num dos bancos vagos. Sentei-me imaginando estar atrapalhando a cerimônia. Interessante que eles não estavam vestidos a caráter, embora estivessem socialmente vestidos com terno e gravata. Logo depois começaram a tocar um hino e o pessoal levantou-se em festa e começou a fazer uma roda, estilo “trenzinho”, um segurando atrás do outro. Envergonhada esquivei-me de participar, mas nisso vi passar por mim o rapaz gay com seu namorado e outros amigos que estavam se divertindo todos bem a vontade. Num impulso agarrei-me nas costas de um deles e comecei a pular, cantar e dançar assim como eles, bem a vontade. Os dois sonhos são diferentes, mas envolvem exatamente os mesmos tipos de pessoas e um contexto peculiar. O que eles querem me dizer?








Mesmo que conheça um pouco de seu interesse religioso ou de prática místico-religiosa, desconheço sua relação com a Igreja Católica Apostólica Romana, o que pensa a respeito ou seus conceitos sobre a igreja, independente de suas práticas cristãs que me parece ser sua referência. Também desconheço o envolvimento e escolha religiosa da geração que te antecede. Considerando o desconhecimento de dados absolutamente significativos dentro de sua história, de sua formação sou obrigado a me ater aos limites do possível que possa extrair.

Ainda que haja conteúdos simbólicos coletivos, o sonho envolve sua dinâmica pessoal, que é única e singular posto que constituída a partir de suas origens e das escolhas e caminhos que optou seguir.

O início indica que participa de uma celebração religiosa dentro de uma igreja. Há imprecisão. Neste momento não se concluir se o templo é católico ou evangélico. Há mistura dos dois, indicação de celebração católica –missa e posteriormente indicação de ausência de vestuário sem Paramentos – evangélicos.

Há a indicação de celebração de missa e o que se pode detectar como incorporação ou presença de encosto, que pode ser associado com ocorrências de incorporação e encosto nas seções e práticas evangélicas.

Quero salientar a ambiguidade, ambivalência e possível presença de conflito entre caminhos religiosos, já que não sei do sei envolvimento com os evangélicos que podem aparecer no sonho apenas para referendar o espiritismo ou prática religiosa afro-brasileira, que reflete o sincretismo - amalgama de concepções diversas.

Essa primeira parte finaliza-se com o beijo. Que pode ser visto de forma variada.

O beijo:

. Profana O templo com o ato sexualizado;

. Celebra o matrimônio, ritualizado dentro da celebração religiosa;

. Consagra o caminho do afeto, da espiritualidade e da aceitação das diferenças;

. Consolida a presença do feminino entre conteúdos masculinos em processo de integração (enamoramento dos masculinos).

Há a indicação da busca de proteção afetiva ou demanda de carência, na religião (o padre) e no mundo profano (o amigo gay).

Há força na presença religiosa católica, como referência protetora.

Os sonhos anteriores já mostravam que o outro país pode ser indicativo de mudança de estado e de configuração de consciência. Renascimento e morte.

Mudanças de dinâmica. A fila indica ordenação, organização, sequência. O processo indica mudança de humor ainda que o constrangimento assinale insegurança e rigidez de padrão compensando a necessidade de relaxamento devido à tensão que o envolvimento social lhe promove.

A dificuldade de envolvimento em situação social promove conflito entre o desejo de participar e a angústia e insegurança de não saber como participar, em decorrência da perda de controle por estar inserida em contexto onde não possui domínio ou controle de cenário, padrões, pessoas, ambientes, instituição.

Mesmo que haja facilitação e aceitação sua rigidez promove uma elevação de seu nível de tensão, produzindo desconforto, perda de referências em decorrência de severidade, julgamento, e até punição. Assim o que poderia aparentemente surgir como regressão e infantilidade é aflorado como compensação frente ao elevado nível de tensão.

A resultante pode ser considerada significativamente positiva, mesmo que surja como produto reativo ou impulsivo. Você aproveita a onda da ôla, do trenzinho e se lança qual desesperada que se afoga na perda de controle frente e mergulha na confusão social. Mas há esforço pessoal, fé, busca de solução para a eliminação da tensão, e presença de determinação. De certa forma o ceticismo, a desesperança, vem sendo superado.

Se há uma angústia ou ansiedade implícita não é como no passado que lhe impedia o movimento, a ação.

Mesmo que ainda existe diferenciação, não há como evitar este mergulho no coletivo, na doidice coletiva. É como se soubéssemos que para se libertar é preciso primeiro se permitir. Então porque não entrar de forma lúdica tirando proveito para diminuir a tensão.

Relaxai e regozijai. Sede lúdica antes de ser autoridade, mas sem endurecer o coração e sem esquecer que a chama do amor necessita de envolvimento afetivo e não apenas do interesse da chama do desejo e da satisfação de incluída social.

E para finalizar não ha como não citar a ocorrência em frente ao altar  associada a um ritual de sacrificio. O sacrificio de abrir mão de respostas utilizadas no passado e a aceitação de novas formas de lidar com o presente. Isto significa sobrevivência, Sobre Vivência, Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário