domingo, 9 de janeiro de 2011

CICLOS E PASSAGENS

RoseWindow


Esta reflexão completa leitura do próximo sonho: Lembranças Picadas - Ciclos, Transição e Diferenciação.

Já foi falado, cada um possui seu o seu ciclo, que pode ser ditado por imposição de origem, de natureza e pelo “time” de funcionamento do corpo definido pelos ritmos e ciclos e capacidade de resposta de cada um.

Dessa forma a diferença entre os indivíduos define a diferença de ciclos. Uns são mais acelerados, afoitos, e outros mais lentos e cautelosos, Uns mais resistentes às mudanças e outros mais abertos às transformações. Na mistura das variáveis se define o ciclo de cada um: 1;3;5;7;9... Sendo que as transformações operadas podem ocasionar mudanças de tempo de ciclo. Por exemplo: se este último ciclo durou nove anos o próximo pode durar 1;3;5;7. Nessa ordem de possibilidades. O que definirá o tempo será a sua nova forma de responder à realidade, associada à sua condição de resposta interior, e à sua capacidade de blindagem do seu sistema.

Como tendo a acreditar num tempo original que foi alterado, diminuído ou alongado, a tendência é de que um tempo alongado, finalizado, poderá indicar um novo ciclo curto e rápido, de forma a compensar o alongamento ou o retorno ao tempo original da natureza de sua matéria. Assim, pessoas que evitam transformar o que lhe é exigido transformar, são levadas a novos ciclos que compensem o alongamento e consequentemente podem passar por experiências intensas de confronto e de mudanças, sendo mais exigidas e sendo obrigadas a passar por desafios seguidos para que superem e transformem aquilo que evitaram. Muitos nestes cenarios se protegem criando carapaças  e resistindo às mudanças com heroismo, mas acabam derrotas e devastadas, descobrem tardiamente que lutam com o fluxo da vida.
C. G Jung havia nos alertou para um estado de mudança arquetípico especial entre os 28 e os 35 anos de idade, quando um arquétipo abre espaço no comando do individuo para outro arquétipo. O que comanda a primeira etapa da vida abre espaço para o que comandará a segunda metade. O Puer Aeternus entrega o poder para o Senex.

Isto é claro dentro de um desenvolvimento natural, já que muitos eventos podem definir alterações, impedir, resistir a essa mudança de dinâmica.

Nos anos de atuação clínica sempre fui acometidos de dúvidas ao ver indivíduos antecipando este estágio de transição na inicialização (27 anos) ou na finalização (33/34 anos). Outras vezes detectei o alongamento da transição (até os 36/37 anos), ou “ad infinutu”

Levei anos para juntar as peças desse mosaico. O tempo de transição, como um ciclo especial, serve como um regulador do tempo de outros ciclos, permitindo e favorecendo ao corpo regular seu sistema: assim, ciclos que foram antecipados, ou alongados na primeira fase da vida (até os 28 anos) podem ser compensados nesse período de transição. Indivíduos que entram com mais idade, atrasados, no ciclo de transição, podem viver um curto período de transição para novos comandos arquetípicos. Indivíduos com sistemas lentificados podem viver transições alongadas que lhes permitam tempo de elaboração e adaptação de seus sistemas.



Ψ



Nenhum comentário:

Postar um comentário