quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NATUREZA DOS OPOSTOS



DINÃMICA DOS CONTRÁRIOS


Em terceiro eu estava numa casa com meu pai e havia várias garrafas de água enfileiradas numa prateleira acima da pia e na quina da parede. Tomei água de duas destas garrafas e notei que as mesmas estavam levemente geladas, mesmo permanecendo no ambiente natural. Ademais, uma vez recolocadas na prateleira, as mesmas se auto-completavam de água novamente. Era como se houvesse algum truque mágico, o qual não consegui identificar. Depois de aliviar a sede, sentei-me para desenhar e também tentava assistir a dois filmes que passavam em duas televisões. Num dado momento escutei cantarem as músicas religiosas iniciais de um trabalho de um centro espírita no qual ficara de visitar. Então chamei outra mulher que saiu na minha frente mostrando-me o caminho. Comentei que na pressa esquecera de pegar as chaves de casa e duas coisas poderiam me acontecer: uma seria meu pai deixar a porta aberta e eu entrar normalmente, outra seria meu pai não perceber meu esquecimento e fechar a porta. Nesse caso, para não acordá-lo, comentei que talvez precisasse dormir na casa dela. A princípio estávamos andando, mas depois começamos a ir muito rápido e notei que flutuava. Logo depois eu já passava pelos cômodos do local religioso estando pouco abaixo do teto, de forma que observava tudo do alto. Mas conforme fui me dando conta do que fazia, conforme o ampliar da consciência, passei a ter dificuldade de atravessar as paredes e cortinas. Então escutei uma voz me alertar da sutileza. Treinei até combinar o ponto exato de consciência e sutileza e, conseguindo penetrar a cabeça na parede que dava para o exterior do prédio, olhei naturalmente para baixo: era como se eu estivesse na varanda de um ultimo andar. Achei a vista maravilhosa, bem como a capacidade de estar fazendo aquilo. Havia várias pessoas na entrada lá embaixo e eu podia ver tudo transpondo a cabeça pela parede.

Resolvi descer para o piso daquele andar e notei os trabalhos de cura que ali eram realizados. Alguns médiuns demonstravam que me viam e então percebi que mentalmente e sutilmente eu podia ajudá-los. A sensação era fascinante. Eu podia mandar carinho aos pacientes mesmo permanecendo a certa distância. Já na saída do local vi um casal de japoneses irmãos. Então acenei para a jovem um beijo e apontei para o irmão dela que não podia me ver. Ela não entendeu direito e como se estranhasse o fato de seu irmão ser um conhecido meu, olhou-me com cara de dúvida enquanto recepcionava outra pessoa que não percebia o que se passava. Novamente beijei a ponta dos dedos e mandando o mesmo apontei para o irmão dela, o qual, trabalhando, se retirou apressado para outro cômodo depois de pegar alguns papeis. Sentindo que ela compreendera o recado, retirei-me de lá e instantaneamente já estava noutro local donde comentava com duas pessoas tudo o que acontecera, o quanto fora engraçados e fascinantes as experiências e aprendizados que tivera. Interessante que nesse momento eu me sentia mais homem do que mulher. Era como se eu não fosse nem uma coisa e nem outra, ou melhor, era como se eu fosse as duas coisas podendo, de acordo com os sentimentos, sentir-me mais feminina ou mais masculina.

Já foquei a questão dessa sede noturna, e a possibilidade da excessiva presença de sal em sua alimentação. Mas na falta de informações, continuo considerando a possibilidade de dificuldade respiratória, apneia, alergia a materiais sintéticos (fronhas, lençol, carpetes, etc.) e consequentemente bloqueio de vias aéreas que levem à inspiração pela boca causando ressecamento. Se houver uma das possibilidades acima procure um médico para aprofundar diagnóstico. Observe e verifique.

A sequência é interessante, e parece-me  manifestação de opostos.

Em dois tempos:

Há forte indicação de divisão, desvio consciência, de atenção, de objetivos, de presença, que a leva a perder o foco e a fortalecer a tendência à dispersão.

Tomei água de duas destas garrafas...

sentei-me para desenhar e...

também tentava assistir a dois filmes...

que passavam em duas televisões...

A seguir há a menção ao caminho indicado e o retorno pelo esquecimento, passado e futuro, e menção às “chaves de casa” e duas coisas poderiam acontecer. Porta aberta ou porta fechada.

Todas as indicações são de opostos, paradoxo, ambivalência, ambiguidade, conflito e divisão. E quando este tipo de funcionamento é reforçado o resultado é a dispersão, a perda do foco, dos objetivos, da força da ação que se pode empreender em sua vida.

A dualidade leva à um divisão do poder que o sujeito tem para empreender suas ações.

A consciência dividida é mais facilmente dispersiva, pouco focalizada; E o sonho lhe mostra isso: Mas conforme fui me dando conta do que fazia, conforme o ampliar da consciência, passei a ter dificuldade de atravessar as paredes e cortinas.

A divisão fragiliza, enfraquece, tira do sujeito a possibilidade de focar seus propósito e de realizar aquilo que se propõe. As barreiras ficam mais difíceis de serem rompidas, não porque os bloqueios estão mais fortes, mas porque a consciência está mais fraca, dividida.

Naturalmente não falo em fragmentação de consciência que é processo patológico, mas indico um mecanismo que atinge muitos em nosso tempo.

Um processo de divisão muito comum com a introdução da telefonia celular pode dar a noção de como as pessoas se induzem a estados de divisão: A pessoa que dirige um veicula e que fala através de um telefone celular produz uma divisão de consciência que eleva o nível de desgaste do organismo e o coloca em risco de acidente. Mas as pessoas se superestimam e subestimam o perigo. Num caso assim o individuo e capaz de se deslocar por centenas de metros e até quilômetros como se estivesse se deslocando sem campo de visão.

Hoje em dia as mulheres se superestimam desempenhando diversas atividades ao mesmo tempo, como se tivessem múltiplas consciências que lhes permitissem múltiplas ações, e aquilo que é um diferencial feminino na capacidade de atenção se fragmenta e se torna uma característica de desclassificação. O diferencial positivo se transforma em diferencial negativo.

Cuidado! Não se superestima. Foco o seus objetivos. Não se divida em múltiplas ações.

O fechamento do sonho indica outra tendência que é de manifestar o afeto dentro de condições de segurança sem precisar se arriscar. Mas, pelo menos Há o exercício de expressão do afeto.

A modernidade exige-nos esse tipo de atitude diante do mundo:

 “Interessante que nesse momento eu me sentia mais homem do que mulher. Era como se eu não fosse nem uma coisa e nem outra, ou melhor, era como se eu fosse as duas coisas podendo, de acordo com os sentimentos, sentir-me mais feminina ou mais masculina.”

Pode ser mais uma indicação da relação de opostos. Tanto as Mulheres quanto os Homens são exigidos não mais como modelos padrões de masculino e feminino, mas como pessoas capazes de se expressar com o melhor que possuem. O modelito padrão ficou para trás, no passado. O presente solicita homens masculinos que expressem o melhor de suas naturezas femininas herdadas de mulheres marcantes, e solicita mulheres femininas que expressem o melhor de suas naturezas masculinas. Homens fortes e ativos que tenham sensibilidade sem medo de expressar afetos e mulheres femininas que aprendam com suas naturezas masculinas a conquistarem a felicidade, a liberdade para que sejam plenas, seguras e independentes. Isso significa uma tendência coletiva no caminho de busca da síntese

FOQUE SEUS PROPÓSITOS

E ABANDONE A PRESUNÇÃO DA MULTIPLICIDADE, É ARMADILHA.

O sonho me leva à carta do Tarot O Enamorado, os comentadores sabem que essa lâmina remete à parábola de Hercules na encruzilhada entre o vício e a virtude, o caminho da alma que após o desencarne se defronta com a bifurcação entre o caminho da direita e da esquerda, sendo que este leva aos infernos e o outro conduz aos Campos Elíseos, o campo dos bem aventurados. Só existe um caminho que conduz ao equilíbrio e a harmonia, cabe a cada um fazer sua escolha.

Essa a questão fundamental, a síntese, a unificação, é a dialética fundamental de todo processo de aprimoramento da consciência se libertar dos conflitos, da dualidade para encontrar “o caminho”.

Ψ






Nenhum comentário:

Postar um comentário