quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CONTINUUM PSÍQUICO



CONSCIÊNCIA E INCONSCIENTE -TEMPO E VAZIO

Como Faltou informação sobre o tempo de ocorrência dos sonhos que se seguem, acrescento as observações neste pré post.

Mesmo que eles tenham ocorridos num tempo sequencial e com interrupção, o segundo sonho parece a continuação do primeiro relatado. E mesmo que tenham ocorrido com intervalo, de um dia de vigília, ainda podem ser sequenciais da dinâmica psíquica.

A falta de informações deste detalhe me abre a possibilidade de fazer pequena observação neste tema.

Diferentemente de outros estudiosos não considero os sonhos como ocorrências separadas, distintas, que se encerram em si, mas como manifestações de uma dinâmica que existe num contínuo ainda que separados por vazios, lapsos e ausências.

C. G. Jung foi excepcional, inspirado e sofisticado em sua capacidade perceptiva como observador dos fenômenos psíquicos. Ao longo de sua obra ele nos brinda com pérolas e brilhantes que elucidam de forma sistêmica os mistérios que rondam a existência humana. Não é à toa que o considero um dos homens mais lúcidos da história das ciências humanas.

Ele foi Brilhante quando detecta, observa, e nos Alerta que a Consciência não é contínua, mas que funciona como ondas com ápices e vazios ou ausências, e acrescenta que os pensamentos preenchem esses vazios nos dando a noção de uma continuidade e linearidade de consciência.

Para que possam visualizar utilizo uma pequena e reduzida imagem de Eletroencefalografia (EEG) registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo. Esse registro das variações das tensões elétricas mostra o ápice da variações e seu vagalhões, depressão do funcionamento. O cérebro funciona em ondas variáveis.

Nós temos uma falsa ideia de uma consciência contínua que em realidade não existe. Os indivíduos se utilizam de recursos variados para preencher essas lacunas e vazios de consciência e se refugiam nesses esquemas para tentarem escapar do encontro inevitável que precisamos realizar com a consciência.

Ao longo de minha experiência clínica pude observar que quanto mais graves os processos de transtornos mentais maiores são os vazios de consciência e a sua descontinuidade e quanto mais saudáveis os indivíduos maior a estabilidade menores a instabilidade das ondas mentais.

O que faz sentido já que quanto mais o indivíduo se desequilibra maior o esforço que a estrutura mental necessita realizar para manter a estabilidade do sistema. Quanto maior a harmonia com que funciona, a estabilidade emocional e a relação com o meio, menores as variações e o esforço mental e os vazios ou ausências.

Existem outras variáveis que precisam ser consideradas, tais como: idade, hábitos que determinem a saúde ou a degradação precoce do sistema, ocorrências traumáticas que acionem defesas que protegem a estrutura mental.

Ainda que o inconsciente seja o oceano primordial, nada garante sua estabilidade, portanto ele como o universo e como a consciência é instável e descontinuo, podemos aumentando o estado de continuidade da consciência promover uma diminuição da instabilidade e da imprevisibilidade das funções do inconsciente.

Bem... Como dizia: diferentemente de outros estudiosos, necessariamente não considero sonhos de dias distintos como ocorrências distintas e separadas, mas como conteúdos que espelham um sistema, uma dinâmica única. Assim, todos os sonhos de um individuo estão conectados por um fio à esse sistema mesmo que seus temas sejam distintos. Isto dentro de um ciclo que define uma ocorrência temporal.

Assim ciclos distintos definem variações distintas de temas, ainda que possam incorporar temas de ciclos passados que não foram adequadamente superados ou transformados.

Poderia dizer que são variações em torno de um mesmo tema: a vida.

Segue o relato do sonho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário