terça-feira, 20 de abril de 2010

SONHOS e REFLEXÕES III


O amadurecimento me parece algo difícil de ser compreendido: por vezes sinto-o naturalmente acontecendo e, então, me indago por que não o consegui exatamente enquanto lutava para alcançá-lo. É como se existisse um momento propício para ele suceder independente do meu esforço pessoal. Parece que minhas mudanças de crenças e postura frente à vida favorece esse complexo e difícil amadurecer, mas em contrapartida, essa maturidade deslanchada modifica meu jeito de pensar e ser de uma maneira mágica, espontânea e sem esforço. Enquanto pelejo para ter maturidade frente a alguns pontos conturbados da vida, como os medos e neuroses, isso parece praticamente impossível, mas depois isso apenas flui quase imperceptivelmente e fico sem entender o que aconteceu em mim, como ou por que motivo eu melhorei. Daí eu sinto como se houvesse descarregado um chumbo das costas. Parece que amadurecer independe de ter força de vontade ou de simplesmente querer, pois acontece de acordo com o fluxo natural da vida conforme se adquire conhecimento, sabedoria prática e algo mais que não sei explicar pela contradição indecifrável que surge quando tento desvendar o que me bloqueia ou me encoraja, o que me prende e o que me solta.

Porque meu conteúdo arquetípico masculino é o coadjuvante desse bloqueio?

Quando não se dá atenção suficiente para conteúdos significativos e determinantes da sua natureza, origens e constituição, esses conteúdos não encontrarem canais adequados para se manifestarem são como que inflados e polarizados o que lhes abre acesso à consciência onde podem eclodir deformados, distorcidos e desordenados e morbidos.

Mas então por que muitas pessoas que pouco se preocupam em se autoconhecer e se melhorar aparentam ser super maduras perante a vida?

As aparências podem enganar, mas considere que cada indivíduo é um universo complexo composto com características singulares que os tornam únicos. As variáveis que definem um estado mental favorável são múltiplas e podem não ser percebidos. A configuração da saúde mental e física depende de uma série de arranjos específicos, o que não quer dizer que seja uma receita, que seguida produzirá um delicioso e sofisticado estado de harmonia. A chave é resultante de uma dinâmica de aprimoramento de respostas, atitudes, comportamentos, posturas e conceitos cultivados que permitam uma relação harmoniosa INTERIOR e com a realidade. Muitas vezes nossas origens não favorecem esses estados, ao contrário, tendem a favorecer os desafios e dificuldades. Outras origens são mais favoráveis, pois vindas de ancestrais que se dedicaram ao aprimoramento. Assim descendentes podem encontrar facilidades ou dificuldades, cada um no seu quadrado.

Estou certa de pensar que a sabedoria ligada ao autodescobrimento é um ponto chave nesse processo de amadurecimento?
Claro que está certa. O conhecimento é caminho básico para bem viver, a ignorância é determinante para a infelicidade e equívocos na relação com o mundo. Com o conhecimento (não necessariamente com informação) temos instrumento para ordenar nossa relação com o mundo e com nós mesmos, estabelecendo referências que nos protegem da loucura do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário