segunda-feira, 19 de abril de 2010

CAMPOS VERDEJANTES



    

CH 51

Mais um pequeno sonho...

Durante a noite sonhei que estava num campo donde a vastidão de verde era infinita, muito bela e agradável. Havia uma plantação de cana recente que batia no rumo da cintura e ao longe era possível avistar um trator numa lavoura e boa quantidade de vacas (ou talvez ovelhas) espalhadas. Eu caminhava com um cachorro labrador branco e, no meio do trajeto, encontrei um formigueiro. Parece que eu e minha mãe estavam de fato procurando por formigueiros para jogar veneno a fim das mesmas não picarem as plantas (isso foi um fato real que ocorreu na chácara na ultima vez em que lá estive, há cinco dias atrás). No sonho minha irmã estava também, mas eu não sei dizer o que ela fazia no contexto, uma vez que ela não gosta do espaço rural. Na concepção da minha irmã, uma vida simples é sinónimo de uma vida medíocre e é isso que ela pensa de quem prefere o campo à cidade.
Eram formigas cabeçudas e eu comentei que não sabia como aquelas formigas conseguiam equilibrar-se e locomover tendo a cabeça maior do que o corpo. “Ao invés de arrastarem o rabo elas arrastam a cabeça” – eu disse em tom de brincadeira. Foi apenas isso o que eu me lembro, mas conservei em mim a sensação de tranqüilidade natural que aquele local campestre me transmitia. O cachorro, as vacas ou ovelhas e as formigas parecem ser elementos oníricos novos (mesmo que talvez não sejam inéditos). O local do sonho me era desconhecido da vida real e, inicialmente, eu me divertia correndo com o cachorro como se fosse uma criança. Vale esclarecer que gosto de todos os animais, mas entre os domésticos, sempre preferi os felinos aos caninos. Ainda assim não tenho vontade de ter nenhum dos dois e me satisfaz cuidar apenas dos passarinhos do quintal que livremente entoam seus cantos agradáveis enquanto tomam água adocicada e ‘fazem a festa’ comendo migalhas de pão ou arroz cru que lhes proporciono. Se isso reflete a minha personalidade, posso dizer que primeiro vem à liberdade e alegria, depois a introspecção e independência (que tem um forte fundo de egoísmo), ficando por fim a amizade e o companheirismo afetuoso. Talvez essa ordem não seja boa ou benéfica, mas que sou assim eu assumo que sou. Eu não estive rememorando os formigueiros da chácara que estavam picando os pés de laranjeira e carambola, daí presumir que deve existir uma significação além da sincronia com o fato vivido dias atrás. Formiga para mim representa trabalho. Enfim, o que tal sonho num contexto geral pode significar?


O verde é envolvente, tranquilizante e tonificante, símbolo da esperança, virtude, é feminino reflexivo, natureza. Sua vibração (frequência da cor) é essencial para a saúde assim como sua ausência pode sinalizar desequilíbrio e desarmonia. Com localização entre o azul e o amarelo, ele é o despertar das águas primordiais o despertar da vida. No sonho, se surge como compensação, indica a necessidade de proximidade a essas origens terapêuticas. Pode ser indicativo de equilíbrio para você ou de suas necessidades de ficar atenta para essa proximidade com a natureza como fonte de revitalização.
A função mítica do cão é a de Psicopompo após ser o fiel amigo na vida se faz guia na hora da morte. É o intercessor entre o mundo e o além. Herói civilizador e conquistador do fogo, símbolo da perenidade.
A formiga é símbolo da atividade laboriosa, organização, hierarquia, previdência.
A ovelha é o cordeiro de deus e a vaca simboliza a renovação, o renascimento, a esperança e é regente e corpo do céu.
A princípio penso o sonho como compensatório do nível de tensão, mas considero três vertentes:
  • - A proximidade com a natureza sinaliza reencontro com elementos básicos de sua origem que poderiam estar relegados;
  • -O veneno para matar as formigas pode indicar algum tipo de processo de intoxicação química corporal. Como não sei se faz uso de medicamentos ou de algum tipo de química corporal, ou de alimentos com grau de resíduos de agrotóxicos, é melhor ficar atenta, inclusive considerando a presença do Psicopompo como evidencia de algum tipo de morte;
  • - a frase: “Ao invés de arrastarem o rabo elas arrastam a cabeça”, pode ser evidência de presença de infestação por micro organismos, reforce hábitos de higiene preventivos; Por outro lado pode ser evidência da força do nível de tensão aplicado na cabeça, Hiperatividade mental, ao invés de aplicar a força em hábitos de saúde que envolva  a prática de esportes e  exercícios.     



Em principio é o que me passa neste momento. 





Um comentário:

  1. feed back: Tenho analisado todos os sonhos que tantas reflexões me propuseram desde setembro do ano passado. Antes disso eu não tinha sua ajuda e imagino o quanto perdi de aprendizado onírico e autoconhecimento. Pois bem, estive pensando que sempre fui muito fechada em meus relacionamentos e justificava a mim mesma dizendo que não havia intimidade e nem confiava em ninguém para falar qualquer coisa que expusesse a fundo meus pensamentos e sentimentos. Quando era forçada a isso ‘saia pela tangente’ mentindo. Hoje vejo que existe orgulho por trás disso, pois me expor seria dar a conhecer meus defeitos e pontos fracos. Não gostava e temia julgamentos e críticas alheias, mas acho que isso era pelo fato de não ter coragem para assumir exatamente a realidade de possuir tais defeitos que me desagradavam. Parece que o caminho de melhoria está em expor os defeitos, independente de afinidade, intimidade ou confiança, ao invés de escondê-los, aceitando-os com humildade, principalmente diante da incompreensão alheia. É isso ou há equivoco? Seria minha introspecção uma mistura de subestimação (me sentir defeituosa de forma exagerada)com orgulho?

    ResponderExcluir