sábado, 5 de setembro de 2009

GLOSSÁRIO

ARROZ: é Simbolo que representa a riqueza, a abundancia, a pureza, fecundidade e felicidade. Possui origem divina e sua cultura laboriosa é consecutiva à ruptuta das relações entre o Céu e a Terra.

CÃO: a função mítica o cão é servir de guia na noite da morte (psicopompo). Heroi civilizador, ancestral mítico, simbolo de potencia sexual, símbolo de perenidade, sedutor, incontinente. No Islã o cão possui a imagem de ser VIL, símbolo de avidez, gula. Simbolo do divino e do satânico.

CALÇADO – Liberdade, sentido simbólico ligado ao dos pés; mediador do corpo com a terra, proteção, instrumento extensivo do corpo, vestimento e órgão de força.

CARRO - Na China o carro é o símbolo do mundo. Símbolo do Ego; o carro só existe em função do conjunto de peças que o formam; assim como o ego é apenas uma designação funcional. O conjunto das forças cósmicas e psíquicas a conduzir; o condutor é o espírito que o dirige; representa a natureza física do Homem, seus apetites, seu instinto de sobrevivência e de destrutividade, suas paixões inferiores, seus poderes de ordem material sobre aquilo que é material; Como o veículo de uma alma em experiência, ele transporta essa alma pelo tempo que dura uma encarnação.

No Tarô o carro é a sétima carta e está ligada ao homem que superou as oposições e unificou as tendências contrárias através de sua força vontade. Neste caso, estamos no domínio da ação pessoal situada no espaço e no tempo. A Fatalidade foi ultrapassada.


CHAVE: A chave simboliza Poder, o chefe, o senhor, o iniciador, aquele que detém o poder de decisões e a responsabilidade. É o instrumento que fecha e que abre. Que protege o guardado do desejo alheio. A chave é também símbolo do mistério a ser desvendado, e o instrumento que lhe permite avançar por etapas de transição entre o inicio e o propósito final.

COBRA – Pulsão. Energia vital, Kundaline.Encarna a psiquê inferior, o psiquismo obscuro, o raro, incompreensivo, misterioso. A serpente encarna um complexo arquetípico, ligado à noite, às sombras e aos subterrâneos de nossas origens”todas as serpentes formam juntas um conteúdo primordial, indivisível, que não cessa na aspiral da vida a dinâmica de nascer e morrer. Símbolo da energia da vida que serpenteia pelo universo.

ESCORPIÃO - Animal noturno, vive nas sombras, arisco, de natureza venenosa, pulsional, reativa e maternal. Instrumento de justiça e vingança, a capacidade de se sacrificar.

EXCREMENTO - “segundo Freud em sua experiência psicológica, com frequência associa-se o mais desprovido de valor ao mais valioso”. Considerados como receptáculo de Força, eles simbolizam uma potencia biológica sagrada que reside no homem, é produzida por ele e mesmo depois de descartada ainda pode ser aproveitada. Na fase do desenvolvimento humano desempenha fator da mais alta relevância na constituição de caracteres da personalidade que podem definir toda a história de uma pessoa pela vida. Ele é a síntese daquele que come e do que é comido.


FALO – Símbolo do poder gerador, enquanto princípio ativo. A representação não é necessariamente esotérica (Linga; Ônfalo) nem sexual ou erótica. Significa simplesmente a potência geradora. O falo representa um princípio equilibrador na dinâmica do homem e na ordem do mundo. Força criadora e origem da vida.

GATO: símbolo com características opostas, variando entre, o bem e o mal, qualidades benéficas e maléficas. Predador Manso. Animal doméstico e impulsivo, com propósitos definidos enquanto animal. Dissimulado, fingido, agressivo, furtivo. Não confiável, no sentido em que aparente domesticidade, mas mantém a característica do animal felino e predador, a sua origem, a sua natureza (neste aspecto ele não é fingido mas é oportunista, se passa por doméstico na convivência mas mantém sua natureza como à espreita. Diferentemente do cão que sociabiliza sua natureza e aceita sua condição de submissão ao poder humano. Nas sociedades budistas é olhado com desconfiança por ter sido junto com a cobra os dois animais que não se comoveram com a morte de Buda. O que por outra lado evidencia o animal que mantém diferenciado e não se mistura na conturbação dos sentimento. Eu faço inclusive uma comparação de sua frieza com a dos PSICOPATAS ( animal frio, insensível, a não ser para satisfazer seus próprios desejos , interesses e propósitos). Na cabala, como no budismo o gato é associado à serpente, ao pecado, ao materialismo. Para índios americanos do norte o gato é símbolo de Sagacidade, engenhosidade, espreitador, malícia, e ponderado, realizando sempre seus propósitos.

LEÃO – Poder, soberano, símbolo solar e luminoso, rei os animais. Simboliza o pai que encantado com a própria força se torna tirano. Encarnação do poder e da justiça pode caracterizar o excesso, o orgulho, a petulância, a arrogância. A armadilha da Inflação.

MAR – “Símbolo da dinâmica da vida. “Tudo sai do mar e tudo retorna a ele; lugar dos nascimentos, das transformações e dos renascimentos”.

NUDEZ: A nudez pura de adão se transforma na ponte para o pecado, na descoberta do prazer a partir da transgressão e do rompimento das fronteiras do conhecimento. Duplicidade de significados: o natural, o encontro, o amor, a troca e a vaidade, as paixões, o realce dos sentidos, o corpo sedutor que atrai os olhares e os desejos. Representa o ser original , o ser antes da aculturação, o selvagem, o primordial.

ONDAS – “O mergulho indica mudança radical nas idéias, nas atitudes, no comportamento, na existência. Simbolismo que se aproxima da representação do Batismo em duas fases: Imersão e Ressurgência”;
- “As ondas levantadas pela tempestade foram comparadas aos dragões das profundezas. Simbolizam as súbitas irrupções do inconsciente, outra massa, de ordem psíquica, de uma inércia enganadora, impelida pelas pulsões instintivas a atacar o espírito, o ego dirigido pela razão”.

RAIO – “Símbolo da atividade celeste.O poder infinito do Deus supremo. Fogo celeste de força irresistível. Bipolar ele simboliza de modo geral o poder criador e destruidor da divindade. O raio gera e destrói ao mesmo tempo, ele é vida e é morte. A criação que surge do nada em estado caótico”.

RATO – Símbolo Ctônico. Esfomeado, noturno, prolífico, ágil, propagador de peste. Imagem da avareza e da cupidez.

TEMPESTADE- “Símbolo teofânico manifestando a temível onipotência de Deus. Enquanto a tormenta pode prenunciar revelação, a tempestade é uma manifestação da cólera divina e, às vezes, um castigo”.

TERRA- Princípio passivo em oposição ao princípio ativo, feminino em oposição ao masculino. Conteúdo feminino, materno, que fixa a árvore, que é fecundada pela chuva. Identificada com a mãe, símbolo da fecundidade e da capacidade de regeneração. Dá à luz todos os seres, alimenta-os, depois recolhe e acolhe o germe fecundo e transforma todos em pó, reabsorve o que formou. Matriz que concebe os minerais, os metais, a água, as fontes, a vida. Símbolo do consciente e de seus conflitos, dos desejos, da possibilidade de transformação, sublimação e perversão. Arena dos conflitos da consciência do ser humano.

TIGRE: Segundo E. Aeppli, "nos sonhos ele representa um conjunto de tendência que se tornaram completamente autônomas e que estão sempre prontas para nos atacar inesperadamente e para nos despedaçar. Sua poderosa natureza felina encarna um conjunto de forças instintivas, cujo encontro é tão inevitável quanto perigoso; essa natureza é astuciosa, menos cega do que a do Touro, mais feroz do que a do cão selvagem, apesar de igualmente inadaptada. Esses instintos mostram-se sob o seu mais agressivo aspecto, porque, presos na selva tornaram-se completamente desumanos. O Tigre fascina, no entanto: é grande e poderoso, embora não tenha a dignidade do Lewão. É um pérfido déspota que desconhece o perdão. Ver aparecer um tigre nos seus sonhos significa estar perigosamente exposto à bestialidade dos seus impulsos instintivos (Ernest Aeppli - Les Rêves et Leur Interprétation, Paris 1951)"

VIAGEM - “ A viagem exprime um desejo profundo de mudança interior, uma necessidade de experiências novas, mais do que um deslocamento físico, indica uma insatisfação que leva à busca e à descoberta de novos horizontes”(Jung)

Nenhum comentário:

Postar um comentário