quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Charlot6




Olá, o que pode significar esse sonho? Estava numa espécie de sala grande donde havia alguns cobertores no chão e outras coisas que não lembro exatamente do que se tratava. Haviam alguns escorpiões pretos andado pelo local. A principio eu os queria matar como se fossem baratas, ou seja, com uma sapatada. Entretanto eles eram espertos e se escondiam. Eu estava receosa de ser picada, mas levantava as cobertas e abanava estas praticamente sem nenhuma cautela. Eu os vi com muita perfeição dentro do sonho. Em seqüência não sei bem o que aconteceu, mas eu me transformei numa espécie de leão e dei uma bocada na cabeça da mulher que estava me ajudando a tentar matar os escorpiões. Pareceu uma cena de filme de ficção. Era como se de um momento para outro eu houvesse tomado as dores dos escorpiões para mim e decidisse protegê-los. Embora seja muito estranho se ver transformando num leão, isso me fez sentir forte, temida e no comando dentro daquela situação onírica. Havia mais pessoas no local que não lembro quem eram. Quando fui sair da sala, que neste momento mais parecia um templo abrigando pessoas desapropriadas ou carentes, eis que na porta havia um monte de ratos grandes mortos já apodrecendo. Entre eles algumas cobras se mexiam como para mostrarem que estavam vivas. Eu sentia certo receio, mas sabia que elas não me fariam nenhum mal se eu respeitasse o espaço delas e por isso não me aproximei muito. De toda forma não entendi porque aquilo estava na porta daquele local. Isso é tudo o que lembro de um sonho bastante animal”.


A Psiquê é fantástica na sua capacidade construtiva. Imagens de animais sempre nos remetem à identidade que partilhamos com eles. Assim de imediato me surgem associações entre você e características que possui de escorpião, leão e cobra. Faça uma reflexão sobre esses lados obscuros ou não. Me chama a atenção a dinâmica inicial em que você se defronta com o escorpião e reage de forma natural tentando matá-los, e eles fugindo. Passa-me a possibilidade de você estar trabalhando para eliminar características associadas a esse aracnídeo (volto a pensar numa questão de ameaça à saúde em forma microbiana( você avaliou alguma infestação ou contaminação?). A psique sempre cria confrontos que nos favoreçam enfrentar fragilidades que possuímos. Frente a uma situação de perigo você incorpora a atitude de enfrentamento, o que é absolutamente favorável como resposta. A força incorporada de sua reação de defesa mostra a atitude ativa de quem não sucumbe ao medo ao pavor, ao imprevisível. Mas abocanhar a mulher em defesa pode ser o sinal de atitudes de identidade com aquilo que você deseja eliminar. No primeiro momento você esta diferenciada e no segundo você está identificada. Mas tudo isto é realçado na sua força leonina e máscula. O leão comedor de mulher. A força do poder e a supremacia do masculino que domina o feminino.O leão soberbo que frente ao poder feminino vira macho falastrão releva sua força relativa. Todos são momentos decisivos que sinalizam um poder de energia capaz de ser mobilizado no ataque e na defesa, força agressiva. Pode ser que tudo isto esteja camuflado na sensibilidade e no excesso de compaixão. Ratos na concepção freudiana evidenciam conotação fálica e anal associados à natureza retensiva. Considerando os ratos mortos podemos pensar em superação de estágios e de resíduos primitivos. Passar a porta, o portal, pode significar mudanças de atitude ou a necessidade delas, já que sempre que isto acontece se faz necessário enfrentar obstáculos para ultrapassa-los.. Novamente reaparecem os conflitos, paradoxos e ambigüidade: ATAQUE X DEFESA; AGRESSIVIDADE X COMPAIXÃO; MASCULINIDADEXFEMINILIDADE. As cobras me levam à associação entre a forças internas que precisam ser controladas, administradas, conhecidas, dominadas, comandas, dirigidas para superar as atitudes impulsivas, as pulsões descontroladas e explosivas. Precisamos trabalhar o aprimoramento para superar os resquícios da natureza animal. O movimento é de que você está viva, e energias dinâmicas se mobilizam. ATENÇÃO! Sigamos. Ver Glossário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário