quinta-feira, 16 de setembro de 2010

QUESTÕES parteIII





Como uma mulher pode ser independente de um homem e vice-versa, se existe necessidades físicas e biológicas que os liga entre si?

Esta é, provavelmente, aparentemente uma tarefa das mais difíceis. Podemos até nos permitir ser subjugados pelos desejos, mas não temos que ser escravo sexual do “outro” ou de pulsões que contrariam princípios que nos ajudam a nos sustentar na relação com o mundo.

Esta é uma questão chave. Creio que não existe saída que não seja sustentada pela independência, pela conquista da liberdade, pelo fortalecimento da individualidade. Eu disse individualidade e não individualismo.

Quando fortalecemos nosso sistema pessoal, nos diferenciamos do coletivo e temos maiores possibilidades de partilhar e comungar. Quando enfraquecemos a pessoalidade, como náufragos nos debateremos num mar tempestuoso com poucas chances de sobrevivência.

 
Até que ponto definir se estou sendo movida por tais necessidade ou por desejos egoicos, ou ainda por ambos?

Independe de você, esta não é uma questão pessoal, ela nasce no coletivo. Torna-se pessoal na forma como respondemos à força dessa pulsão. Não há como evitar esse encontro decisivo.

O que você chama de desejos egóicos, pode ser umadesignação muito ampla para pouca coisa nela contida.

Existem conteúdos autônomos que sobrevivem penetrando na consciência através dos desejos, dessa formam podem também se associar a fragilidades na configuração da personalidade para se revestirem e conseguirem ultrapassar os filtros que impedem o acesso aos centros de mobilização do corpo, aos centros da Vontade, isto para que, quando conseguem penetrar nesse nível de comando do corpo se abastecerem da energia necessária para se manterem aglutinados.

Muitas vezes, esses conteúdos se fortalecem de tal maneira que se transformam em núcleos de pulsões com poder de acionar o individuo e conduzi-lo.

Portanto nessa esfera não se pode ser simplista e dificilmente conseguimos reduzir a vastidão desse universo inconsciente.

Quando o individuo consegue mapear e se enxergar, aprende a diferenciar da massa indiferenciada (interna e externa), dessa forma também consegue diferenciar o que é daquilo que pensa ser.

Ele consegue diferenciar pensamentos, já que nem todos os pensamentos que ocorrem em nossa câmara de pensamentos são “nossos” pensamentos. Assim ele se protege aumentando suas possibilidades de fazer escolhas que atendam aos seus interesses, vontades e desejos e não atendendo a impulsos que são produzidos para uma dinâmica de contração do seu sistema, contrária à tendência natural de expansão em sintonia com o universo.

O que fazer quando as fantasias proveniente dos desejos egoicos e narcisitas são maiores do que as necessidades reais?

Se você identifica suas necessidades reais abandone SEUS FANTASMAS. Não se leve tanto a sério, caia na real. A realidade é muito mais interessante do que qualquer fantasia que possamos imaginar.

Fantasias são fantasmas que criamos.

São fragmentos de miasmas.

Resíduos, lixo mental.

Que criados bloqueiam os fluxos de energia, nossos movimentos.

E nos afastam do essencial na vida,
já que, nos Obnubilam


Nenhum comentário:

Postar um comentário