terça-feira, 7 de setembro de 2010

DOR E DEFESA DA INTEGRIDADE PSY I


   Imagem utilizada no blog aeternus femininus

Carla156

Sonhei que estava fazendo uma regressão ao meu passado. Eu me vi bebê, junto de minha mãe e uma outra mulher. Nisso eu bebê comecei a chorar e essa mulher deu dois violentos tapas na minha boca que engoli o choro, não porque entendesse que não era para chorar, mas por susto e pânico. Fiquei chocada. Minha mãe não fez nada e a mulher disse que era assim que ensinava desde cedo a ter obediência e que uns tapas de vez em quando não fazia mal, mas ali eu era um bebê. Toquei meu rosto bebê com carinho e peguei-me no colo. Elas não me viam pois eu não estava na cena em si quando ela ocorreu. Peguei-me no colo e aconcheguei-me em meu peito dando-me total proteção e amor. Quanta estupidez agir daquele modo com um ser tão indefeso. Abracei o bebê escondendo-o entre as mantinhas a ponto de verificar posteriormente se ele não ia sufocar-se, de tão agarrado que coloquei-o junto a mim.

   SOBRE A ORIGEM DAS DEFESAS E A FORMAÇÃO DAS SOCIOPATIAS
PEQUENAS CONSIDERAÇÕES

Para mim é um prazer voltar a postar no blog, o tempo se anuncia cada vez mais reduzido e as últimas semanas de viagens afastou-me deste Jardim sofisticado onde me distraio passeando por esse universo fantástico de nossa existência psíquica.

O SONHO É EXCEPCIONAL, e em vários aspectos retrata uma realidade que envolve a todos humanos.

Nascemos para existir em um mundo onde somos submetidos a um número inimaginável de ameaças à nossa vida, à integridade e ao equilíbrio psíquico.

Não é de graça que a sociedade urbana, a cada dia, se defronta com atitudes e comportamentos que espelham o desequilíbrio, o tormento e a maldade de indivíduos que projetam o descomprometimento, a revolta, em forma de agressividade e violência. Retrato evidente da desvinculação com o universo, retrato da doença e da patologia que leva o individuo à densidade e ao afundamento na ilha escura em que se transformam. Destruindo projetam maldade e se escondem na solidão e nos vícios compensatórios, na ilusão de viverem numa sociedade que odeiam, pois não conseguem estabelecer vínculos tônicos e afetivos. Um desarranjo completo.

Como já anunciei, estou próximo de também interromper este blog, por isso recebo este sonho como presente merecido do seu Incs., Já que ele vem para fortalecer a minha teoria de formação e desenvolvimento daquilo que chamo de neurose sociopática, a que precede em evolução a formação do individuo Psicopata. Portanto, farei um rápido comentário que possa alerta as pessoas para a natureza sociopática que vem acometendo os indivíduos em índices cada vez mais crescentes e, infelizmente, irreversíveis na sociedade. Prenúncio de uma sociedade em sofrimento e cada vez mais acuada pela maldade. Em seguida farei comentários e associações sobre o que considero significativo no seu sonho.

Um recém-nascido é um ser completamente independente e indefeso, e quando levado pelo impacto da violência, ao ápice da suscetibilidade, seu sistema se desarranja, se desconfigura da situação de relax para a polaridade oposta, de tensão, por isso se protege e se defende criando um filtro que possa amortecer os impactos de uma realidade ameaçadora.

A formação do filtro dependerá de cada individuo. Inúmeros são os tipos possíveis de filtro, e cada resposta definirá o tipo de filtro que a psiquê construirá para se blindar e se proteger de desarranjos, ou má formação, deformação.

Neste momento, a criança não sabe o que é um tapa, mas pode identificar a dor, o desconforto, a ardência, o corpo queimando, o sistema reagindo e liberando adrenalina. As sensações ainda são percebidas de forma difusa sem identificação e localização da região afetada, portanto o corpo responde como uma massa que se contraia para se proteger.

O estimulo, necessariamente,não precisa ser um tapa, pode ser um susto, um esbarrão, um balanço mais agressivo, um ambiente tumultuado e conturbado, um apertão na bochecha, um puxão no corpo, etc. mas a resposta sempre existirá e dependerá da forma como cada um identifica o sinal como ameaça ou de sua natureza biológica, desenvolvimento de gestação, ocorrências na gravidez, sensibilidade, e vários outros eventos.

A resposta? Bem cada individuo terá a sua, desde uma leve contração e tensão, a elevados níveis de tensão de levarão o individuo para a formação de defesas que possam blindar seu sistema, ou deformações que definirão posteriormente suscetibilidades de caráter, dificuldades severas no estabelecimentos de vínculos afetivos e comportamentos destrutivos e autodestrutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário