quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MASCULINO FEMININO

da peça Eqqus, montagem Inglesa

Carla158

Sonhei que estava nua junto de um homem também nu. Estávamos em pé e ele estava atrás de mim, de forma que nossos corpos estavam encostados um no outro. Andamos de um cômodo para outro sendo que eu estava com meus pés apoiados em cima dos pés dele, ou seja, eu andei com ele ou através dele. No que paramos no outro cômodo ele foi me acariciando e beijando-me de uma forma muito agradável. Eu me sentia muito entregue e tranquila. Creio que também o acariciei e o beijei e esse dar provocou-me os mesmo arrepios do receber. Não lembro muito bem, mas sei que o foco das lembranças está mais no primeiro momento, enquanto ele me proporcionava prazer e eu aprovava o seu comportamento (meu senso de análise crítica não dá trégua). Depois eu já estava vestida numa camisola longa, de seda, cor de pêssego, quando ele pegou-me no colo e carregou-me até o quarto. Não lembro o resto.

OBSERVAÇÕES

Você já referiu-se às mulheres de sua família como mulheres Yang. Relembremos seu feeed back:

“Sim, existe essa preferência e fui criada numa família assim, donde existe a predominância do feminino sobre o masculino, ao menos nos relacionamentos conjugais externos. Minha avó mandava no meu avô, minhas tias em meus tios, minha mãe em meu pai e até minha irmã fala mais alto que meu cunhado. Dizem que o masculino sobrepõe ao feminino, mas isso parece contradizer o que sempre vivenciei em minha família, donde os homens parecem ser os submissos na história. Da minha parte, apesar dessa preferência, sempre existiu uma outra vontade que é àquela ligada a busca ilusória de um homem que tem poder, que pode proteger, enfim, isso já foi bem visível nos sonhos. É como se existisse um desejo de ser comodamente submissa (de ser a frágil) e uma postura de autoridade oculta. Isso parece uma contradição que não sei explicar. O fato do meu animus ser submisso ocasiona esse tipo de preferência por homens mais femininos?”

Esse feminino predominando sobre o masculino no comportamento manifesto não indica a força do feminino, mas a força do masculino sobre o feminino. É isto que chamo de Feminino Yang. O individuo é contaminado pela força do masculino que carrega. Esta força aparece ou pela repressão do masculino que o leva a se manifestar de forma imperativa contaminando a natureza do individuo. Isto ocorre em homens em forma de homens Yin, que manifestam características femininas estereotipadas em seus comportamentos. Diferentemente de homens submissos, que nem sempre indicam homens femininos, já que são inúmeras as variáveis que podem levar um individuo a se permitir submisso diante de mulheres.

A mulher fálica, castradora que aflora na sociedade cada vez com mais força vem para entrar no mundo dos homens se utilizando da forma masculina de interagir com a realidade e tendem a ser mais dominadoras, tirânicas, castradoras e distanciadas que os homens. Naturalmente aquelas que não têm essa disposição de postura vivem conflitos, n ao porque não tenham a capacidade de responder imperativamente, mas porque são confrontadas com essa forma máscula e se querem abandonar a forma feminina de ser. Não são castradoras explicitas, mas disfarçadas.

A tendência evolutiva indica que o caminho não é o escolhido pela mulher castradora nem aquele escolhido pelo homem submisso aos seus desejos, mas um caminho onde se pratique o respeito, no sentido latu da palavra.

O SONHO

Tradicionalmente, se vê na nudez a tendência de vaidade e a necessidade do sujeito se expor ao coletivo, uma tendência exibicionista. Mesmo que estes conteúdos estejam chamando atenção para si, minha tendência é enveredar por outra vertente.

Geralmente, pela proximidade, se mistura vaidade com narcisismo, ainda que aparentemente o narcisismo nasça da vaidade, ou que a vaidade supostamente nasça do narcisismo, eu diferencio essas naturezas como significativamente distantes.

Por isso, mesmo que essa nudez onírica apareça contaminada por vaidade, prefiro pensá-la como uma manifestação narcísica, que caracteriza um momento especial, ainda em um estágio primário, de construção de sua singularidade como Individualidade, como um individuo maduro.

Mesmo que você tenha a intenção de não repetir as características de domínio das mulheres da família você as repete de forma disfarçada. Esse conteúdo anímico masculino, como um “encosto” te conduz nos seus movimentos e você mantém essa relação através da erotização, (fonte de energia).


Como no passado foi visível uma necessidade de reconciliação com o seu masculino, o conflito era mais presente, o cenário mais confuso, agora o sonho pode indicar que a configuração de sua natureza se refaz. Ou seja, a dinâmica de reconciliação permite que a natureza se exponha e você passa a ter a possibilidade de avançar alem do conflito do passado. Agora vivendo o estágio da repetição das mulheres terá a chance de superá-las não se colocando como submissa â força desse homem interno, mas incorporando esse masculino ao seu feminino de forma a transformar a configuração do passado num estágio mais pleno união dos opostos, integrando-os no seu processo.



Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário