sábado, 18 de setembro de 2010

FEED BACK




Quando diz que alguns sonhos de tensão estilo pesadelo proporciona o desenvolvimento de reações e condições mais maduras para lidarmos com fatos mais complexos do dia-a-dia, isso significa que o nosso inconsciente está em verdade nos alertando e nos fortalecendo para o futuro, pois sabe exatamente o que vai ocorrer no mesmo?

Este parece-me o espírito da coisa.

Em primeiro lugar, colocando o sujeito num cenário onírico que espelha uma realidade possível, dá ao individuo a chance de se preparar para o acontecimento dentro do real , esta dimensão com a qual interagimos, mostrando a Prontidão ou a ausência dela diante de ameaças. Esse tipo de situação também favorece a tomada de consciência para os limites pessoais e a importância de desenvolver respostas mais apropriadas. Além disso, induz um preparo biopsicofísico de resistência, aumentando o limiar de resistência mental do individuo para que, frente ao perigo, não se desmonte, como uma jaca que cai do pé, aumentando suas chances de sobrevivência.

Neste aspecto o sonho antecipa acontecimentos, que serão vivenciado para que o individuo se prepare para adversidades que se anunciam.

Primeiro se trabalha a favor da sobrevivência do organismo dando-lhe condições de resistir e sobreviver a dificuldades que se anunciam no horizonte.

“e nos fortalecendo para o futuro, pois sabe exatamente o que vai ocorrer no mesmo?”

Assim acredito. Só não falo em futuro porque o futuro é construção de realidade. E o sonho é uma construção extradimensional além dos nossos conceitos passado, presente e futuro. Uma construção que envolve outras realidades. Na dimensão onírica o tempo não existe, ou se existe, existe a partir da introdução da consciência que temos como consciência e que, portanto se situa em um “Espaço” e em um “Tempo” de consciência.

Na dimensão onírica o espaço existe como construção dentro de uma realidade singular, em tese uma realidade Bidimensional com regras biofísicas que transcendem nossos conceitos de mundo, realidade e universo.

E este “espaço” está associado a uma realidade específica nesta dimensão, com um “tempo” adequado a esta realidade.

Para compreensão: o tempo pode estar comprimido, assim a psiquê não estaria falando de um acontecimento futuro, mas de um acontecimento que já “É”. Para nós se torna futuro já que vivemos aprisionados no conceito pragmático de “Presente”, princípio de sobrevivência. Assim um “segundo” pode durar uma eternidade e a eternidade pode durar um segundo.

O Espaço pode estar limitado ou alongado. E tudo isso interfere em nossa capacidade de percepção, visual, sonora e proprioceptiva. Assim como interferimos nessa realidade como observadores e pensadores.


Percebo que simbolicamente os meus sonhos são quase premonitórios, mas infelizmente eu só consigo fazer a conexão de sentido depois que os fatos se tornam reais. Vejamos um exemplo:

estou com catapora há cinco dias. Nos primeiros dias vieram-me de imediato dois sonhos em mente:

primeiro o sonho donde apareceu tatuagens espontâneas pelo meu corpo. Nunca gostei de tatuagem, acho horrível e, embora respeite quem gosta e tem, eu não gosto e não tenho. A associação da catapora com aquela imagem do corpo todo tatuado foi imediata. Pessoalmente essa associação interna de catapora e tatuagem parece-me incrível, porém nada obvia para uma possível pré-dedução.

O segundo sonho foi aquele donde me coloco como filha de Omolu, o Orixá das doenças de pele. Hoje, uma vez que meu corpo já não coça mais e as bolhas ardem quando vou sentar ou deitar, lembrei-me do sonho donde um homem estava sendo queimado, pois a minha sensação física é como se estivesse com o corpo cheio de queimaduras.

Constantemente alguma situação real de vida me faz lembrar de algum sonho específico e, embora não tenha muito a ver, fico um tanto surpresa concatenando o quando pode ter a ver de maneira indireta, figurativa. Meus sonhos estão funcionando como uma espécie de dejá vù emocional. Não consigo definir o que vai me acontecer através dos meus sonhos, mas estou sentindo de uma maneira muito concreta o quanto eles possuem uma conexão sem fronteiras com a realidade, sem dimensão de tempo ou espaço. Vou continuar atenta, pois ainda tenho muito para constatar e aprender.

Natural que possamos ser profetas do acontecido.  e essas associações subsequentes podem ser valiosas para que aprende a distinguir a linguagem do seu corpo através dos sonhos. Veja que um sonho implica em várias possibilidades de leitura, por isso as associações são tão importantes. Assim, com maestria, podemos chegar em um foco, o que não implica que outros não sejam também possíveis de serem significativos. E conhecer as várias vertentes aumenta a possibilidade de aproximação da mensagem principal.

Suas observações mostram o porque de associações orgânicas serem importantes. Os sonhos são definitivamente um meio que o corpo se utiliza para nos comunicar sobre o funcionamento do seu sistema. Assim é possível detectar em sonhos sinais prévios de disfunções e de ocorrências somáticas agudas, crônicas, ou apenas a sintomatologica.

Este para mim já se mostra um das razões mais importantes para que aprendamos a prestar mais atenção no nosso corpo e nos sonhos, já que estes sinais podem nos preparar para intervir em dinâmicas somáticas com mais precisão. São alertas vindos do próprio corpo. O corpo comunicando suas alterações ou anunciando transformações e alterações que podemos promover em sua dinâmica.


continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário