domingo, 12 de setembro de 2010

MATER, MATRIZ DA SINGULARIDADE

    Eugéne Delacroix - A Liberdade Guia do Povo ,
1830 - Paris, Musée du Louvre
Carla

Em segunda instância eu estava com minha mãe dormindo num local desconhecido quando acordei e percebi que algo estava estranho. Nisso apareceu um louco e minha mãe acordou. Com medo reconheci que era o sujeito procurado pela polícia, pois ele andava matando todos os cachorros que encontrava na rua e retalhando-os com uma faca. Fiquei encolhida com medo. Ele bateu com um pau na minha cabeça e fez o mesmo na minha mãe. Pensei que fossemos morrer. Nisso minha mãe deu-me força e disse que ia ficar tudo bem, pegou um outro pau maior ainda e começou a bater nele. Fortalecida com a atitude da minha mãe, eu que ficara encolhida temendo a nossa morte, peguei outro pau e comecei a ajudá-la. Ele desmaiava e voltava a acordar como que possuído por forças malignas. Acordei assustada.

Esse sonho também apresenta um contraste com os anteriores: minha mãe tomando a postura de agir, de buscar defesa, me oferecer proteção e apoio. Ela seria minha mãe interna, ou melhor, meu lado mãe?

Em postagem anterior “Observações Fenomenológicas”, se não me engano, que merece ser relembrada, alertava para a importância da atitude pró-ativa nos sonhos. Aquele momento, melhor, aquele “Instante” em que o indivíduo supera as amarras, os grilhões, e não se permite mais ser humilhado, pela ousadia, pelas chibatas da Força que subjuga, e que se impõe por permissão e por medo.

Eu pessoalmente me fio na importância e referencia da dignidade, da honra para fazer nascer a coragem que nos eleva a um estágio mais avançado de consciência.

Se sonho anterior manifestei a tendência de sua superação, neste sonho a dinâmica se mostra, e de forma importante a partir da representação da sua mãe.

Veja que isso pode ser muito interessante: Enquanto você, sem o saber, projetava suas mágoas e ressentimentos na sua imagem de mãe em decorrência dela não atender suas expectativas, a imagem incorporada dessa mãe era ausente. Você seguia como vítima e filha abandonada. Produzindo no seu interior uma desconstrução de sua personalidade e individualidade. Você se induzia o fracasso, se boicotando. Sua recompensa, como num ciclo, viciado. Era a justificativa que lhe bastava para culpabilizar mãe e irmã, apenas colhia mais ressentimento, angústia e baixa estima.

Já lhe indiquei isso. Um ritual de imolação. A sua forma de se sacrificar. “Se derrota, mas lhes impinjo a culpa”.

E à medida que realiza sua reflexão, abandona a desconstrução e trabalha o renascimento.

O sonho é isso: a mãe aparece como deve aparecer: Como Mãe. A mãe que lhe gestou, que lhe deu a vida, que a alimentou com o leite sagrado, cuidou, educou, corrigiu, e protegeu. Mãe divina, matriz da vida, símbolo sagrado do universo. E é essa a mãe que lhe mostra a reação, com a coragem que se deve ter, sem o medo que aprisiona, e que inicia o processo da resposta afastando o mal.

Enquanto pensava que digitava a palavra coragem, digitei coração. O afeto, o amor.

O sonho poderia ser compensação da mãe abandônica, poderia, mas não acredito que o seja. É sonho de confronto? Não creio! É mais envolve a sintonia entre o conteúdo arquetípico e sua dinâmica, sua forma de sintonizar suas forças, e a psiquê, através do arquétipo, se integra e lhe protege.

É sábio fortalecermos nossos pontos de poder, é pouco sábio minar nossos centros de poder. Fortalecer os centros de Poder significa Aglutinação Psíquica, e essa aglutinação conseguimos com a ação dos arquétipos, mas para isso precisamos nos alinhar com o nosso interior, renunciar ao fractal, ao inconsistente, disciplinar a conduta, se apoia na verdade, abandonar os velhos hábitos ineficazes do passado.

Como Mulher você traz o destino marcado de geratriz da humanidade. Destino Sagrado, nem sempre compreendido. E graças à generosidade do universo, carregamos esse espírito de luz dentro de nós, muitos são os que o aniquilam, muitos descobre a fonte da Mãe Divina.

Enquanto a luz não vem, que venha a mulher guerreira, estágio anterior do desenvolvimento. Aquele em que enfrenta os desafios, a injustiça, a maldade, que luta pelos direitos, não porque assim se coloca em risco, mas para aprender a se afastar dos perigos.

Posteriormente, descobrirás que esta etapa precisa também ser superada, mas aí é outro estágio na evolução

Sem dúvida eis um aspecto positivo, herdado de sua Mater.

Ah! uma dica especial:

Vá até sua mãe,
lhe dê um abraço, 
e conte-lhe que ela salvou voce de uma situação de perigo no sonho,
 e agradeça-a afetuosamente.
Não fale muito, é coisa de gestos e silêncio,
 para ser entendido.
Vai ser emocionante!

Faça isso por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário