domingo, 26 de setembro de 2010

AETERNUS FAMÍLIA



 
Em segundo estava com minha mãe em Portugal, numa casa que supostamente deveria ser do meu pai. Minha mãe havia feito comida e estávamos prestes a nos alimentar, mas meus dois irmãos por parte de pai não estavam, pois não era período de férias deles. Pensei que a viagem ia ficar perdida uma vez que deveríamos ter ido nas férias deles. Daí lembrei que também não estava nas minhas férias e tentei imaginar se as minhas férias coincidiria com a deles, e se até lá teria condições de refazer a viagem. Não lembro mais nada desse sonho.

Em seu processo interior, iniciado em passado recente, de reconciliação de conteúdos internos, conteúdos de oposição, em dinâmica de conflitos, dissociados (diferentes de autônomos), de polarização para atualização de equilíbrio psíquico, a dinâmica de atualização permanece, atuando a favor de integração e de sua harmonia psíquica. Vejamos:

Não conheço sua história familiar, mas mesmo que não tenha ancestrais portugueses, simbolicamente Portugal é a nossa Terra Ancestral. Na miscigenação brasileira, ou na constituição do povo Brasilis, nossa origem ancestral se mostra geralmente múltipla, com ou sem predominância genética, temos no sangue a historia de três ou mais origens.

Eu por exemplo tenho origens alemã, portuguesa, e africana e possivelmente origem em Povos Originários da Terra Brasilis (indígenas).

No sonho, Portugal pode estar aparecendo como indicativo de origem ancestral ou simbolicamente como origem de terra mãe. Nestes casos o encontro de ordem arquetípica é de origem de inconsciente coletivo associado à constituição familiar e à reunião da família: Pai X Mãe X Filhos.

O alimento é origem de nutrição afetiva. Neste caso a família reunida para se alimentar nutre-se de afeto, ou alimenta sua base afetiva, sua constituição, realizando a conexão do passado com o seu presente e a referencia de que este encontro inevitável com os irmãos te liga do passado ao futuro, entre ferias e trabalho, entre tensões opostas de baixo nível (férias) e alta pressão ( trabalho).

A viagem que geralmente é indicativo de fantasia, neste caso parece-me indicativo de transição, de passagem de estados, da dinâmica de mudanças ou de permanencia de conflito entre uma tendencia de reunião e outra de separação.

Pode haver frustração pelo encontro irrealizado. Não se encontra o acordo tônico na família.

Daí considerá-lo, o sonho, como continuidade do processo de reencontro com seu eixo de origem, a família. O que nos liga à nossas origens aos compromissos que não devemos nos furtar com a evolução da estirpe, que indica o nosso futuro ou a continuidade de nossos descendentes.
A pergunta que aflora: o que impede o verdadeiro encontro, reunião, desta familia? o descompromisso das férias? Sua postura de descomprometimento?
Reflita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário