sábado, 11 de setembro de 2010

EROTISMO EDIPIANO I



Carla157
Essa noite lembro muito vagamente de duas situações: primeiro eu estava com meu pai. Já citei outrora de ter sonho estilo erótico com meu pai, ou a figura paterna de mim mesma. Sempre esses sonhos são perturbadores, claro. É o tipo de envolvimento pecaminoso que eu quero sem querer, por causa das criticidades interiores, mas me sinto forçada de uma forma desagradável e, ao mesmo tempo, instigante. Creio ser meu próprio lado paterno, pois a figura masculina vai além da representação física do pai real que tinha: é como se fosse uma outra pessoa com a aparência física paterna. Existe um ar de perversão e de subjugação desagradável.

Entretanto, essa noite o contexto foi diferente: eu estava completamente entregue e o fazia com aceitação do meu desejo, embora não fosse favorável ao jeito pervertido e abusado desse homem. Eu me dispus sem resistência alguma a estar com esse homem e, por incrível que pareça, a reação dele também foi diferente de todos os sonhos até então, pois ele não forçou nada comigo, ele apenas beijou-me, acariciou-me e foi embora, para meu alívio e desgosto ao mesmo tempo. Senti-me respeitada e compreendida de uma maneira praticamente milagrosa. Em tais sonhos geralmente me sinto forçada ao que fisicamente desejo, mas racionalmente não me permito, tanto por ele estar na pele paterna quanto pela postura de sordidez que me encoleriza. Não conservei direito as sensações do sonho, mas sei que ele foi incrível pela mudança aparentemente drástica de ambos os comportamentos.

Natural que cenários de relações e envolvimentos íntimos com familiares mais próximos possam causar incômodos e desconforto se mostrando essencialmente perturbadores, pelo menos em quem se referencia em princípios familiares, religiosos e morais. e que vivências edipianas, decorrentes de históricos mal resolvidos promovam instabilidade e polarizações ambivalentes, levando o emocional a oscilar entre desejos e repressão, morbidez, perversão e prazer.

Diferentemente de quem não possui princípios, ou afetividade, que consolide as relações, já que estes biótipos humanos sofrem profundos processos de desarranjo e desvios, resultando deformações no desenvolvimento do caráter, manifestações e comportamentos bizarros numa escala involutiva de volta aos primórdios da primitiva condição humana de trogloditas.

Naturalmente se a configuração se desarranja, a estrutura se refugia no seu espelho de origem, o primitivismo.

Neste momento, na atual circunstância e de acordo com sua dinâmica psíquica, parece-me que o sonho é esclarecedor e sinaliza mudanças significativas em sua dinâmica psíquica, portanto não se assuste mais do que o cenário merece.Vejamos:

Em sonhos, anteriormente relatados, detectamos uma forte presença de repressão sexual no seu comportamento. Foi possível perceber o excesso de criticidade, a dificuldade de se expor, o desejo e o medo, o exagero crítico, a agressividade, a revolta, o ressentimento, traços de inveja, a competitividade, todos como manifestações exageradas e determinantes na sua forma de conduzir sua vida.

Frente à dificuldade e à severidade que lhe aprisiona a psique tenderia a produzir no interior um cenário oposto, polarizando e compensando a severidade da repressão, lhe introduzindo dentro de cenários que pudessem reduzi-la ao nível de um ser humano comum, inclusive confrontando-a com desejos e atos pouco confessáveis.

 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário