sábado, 16 de janeiro de 2010

DESEJOS 3 - Leitura



                                       

Vejo em seu relato crescimento na narrativa. Você avançou na descrição e relato de seus sonhos, já identifica sensações, emoções, conceitos, sentimentos, pensamentos, expectativas. Para ver a diferença basta rever os relatos iniciais e os recentes. Pode parecer pouco, mas não o é. Isso é maturação, facilita a sua percepção da experiência onírica, facilita a leitura do sonhos, consequentemente a compreensão, já que nos aproxima de sua experiência vivenciada. Isto é para mim sinal de consolidação e maturação no desenvolvimento.

Não tenho como avaliar se o sonho é compensatório, faltam-me informações quanto à sua vida sexual: hábitos; frequência das relações sexuais; tempo de envolvimento, hábitos de preliminares e ato propriamente dito; hábitos; desejos; fantasias; fantasias realizadas; parceiros ou tipo de envolvimento; pré-requisitos que lhe permitam chegar ao envolvimento sexual; etc. Por exemplo: existem mulheres que escolhem o homem vão pra cima, realizam a conquistam e “comem” o homem. Desculpe o uso da linguagem xula, mas é para dar uma ideia do exemplo. Essas mulheres são matadoras. E mesmo que tenham a saciedade, sexual e física, superalimentada, não quer dizer que não tenham sonhos sexuais compensatórios. Podem até não tê-los por estarem esgotando o desejo nos orgasmos ou a energia, mas necessariamente as matadoras podem não ser orgásticas. Podem apenas ser “Don Juans” femininas, conquistadoras, e exercerem a sexualidade como forma de competição e de exercício de poder. Ou seja, mesmo que andem por aí “comendo” os homens podem ser sexualmente insatisfeitas (a sexualidade envolvem outras dimensões relacionais).

Você mesma pode avaliar se seu sonho, no aspecto sexual, está sendo compensatório, não é necessário me dizer. Mas o sonho pode ser compensatório em outros aspectos, como tentarei lhe mostrar na leitura.

Naturalmente vivemos em uma Sociedade Narcísica Moderna (veja sobre o narcisismo no Blog “Jornada D’alma”, o link está ao lado, pesquise espelho, narcisismo, autoestima). Qualquer associação ou semelhança com o passado é passível de erros já que o momento histórico que vivemos é único na jornada humana e, se o passado serve de referência, não pode ser mais do que isto ao fazermos uma leitura dos fenômenos psicossociais que nos envolvem. E se vivemos nessa Sociedade Narcísica Moderna é necessário entender essa natureza Narcísica Coletiva que envolve todos numa onda de vaidades, caprichos, fantasias, deleites, luxuria, prazer e poder, para compreender um lado da representação no seu sonho. Nesta dimensão coletiva, você está absolutamente dentro do contexto desta Sociedade Sexualizada, tendo suas fantasias como mulher moderna sendo compensadas. Veja bem! A mulher atingiu um nível de igualdade com o sexo oposto que podem (e devem) experimentar, vivenciar e conhecer este universo sexual na profundidade e na liberdade que o tempo permite. Se o passado fez a mulher objeto passivo, o presente permite à mulher se fazer objeto, mas não mais passiva e sim como elemento ativo na busca de satisfação dos prazeres carnais, afetivos emocionais, sensoriais, dos êxtases, em todos os níveis, dos orgasmos e do conhecimento de sua exuberante natureza feminina. Neste aspecto o sonho pode compensar suas buscas de realizações e fantasias.

Ficam evidentes duas características de sua natureza: A vaidade (ainda que o negue); seu componente Estético. Se fosse homem poderia chamar-lhe voyeur. Lembre-se que esse tipo é predominantemente estético, e não se reduz à visão do nu alheio, mas à composição estética em que está inserido. Para mim este aspecto ainda é realçado por uma fase de desenvolvimento pessoal – pelo qual todos passam- e que me aparece como sinal de mudança de estágio de desenvolvimento da consciência. Exemplo: Na adolescência, em geral, o adolescente passa pela fase da vergonha (já vi isso acontecer com pobres, médios, ricos e milionários), ou seja, o fator determinante não é apenas a autoestima ou a condição social, mas é um das primeiras pulsões que levam o sujeito a sair de si (da introspecção, ensimesmamento) atraído pelo cenário externo associado à sua condição de circular neste cenário. Este é para mim um dos primeiros sinais da construção do senso estético do individuo (o que não quer dizer que não haja pessoas com capacidade perceptiva acionada em etapas de desenvolvimento anteriores). Essa é  uma construção que puxa o individuo para fora de si acionando seus filtros de seletividade na relação com o exterior que determinarão por toda a vida a intermediação entre ele e o mundo.

Assim o seu sonho aparece-me como uma sinalização deste processo característico de seu desenvolvimento, você compensa sua necessidade estética, sua demanda pessoal, sua visão de mundo. Ah! Poderia fazer uma associação imediata entre o fotografo, a imagem, o espelho e a vaidade. É desnecessário, já está implícito. A vaidade ela pode ser olhada como uma característica que pode se transformar em armadilha, mas também, em determinados estágios, isso faz parte de um processo de desenvolvimento.

Agora... se a vaidade te impede  acontecimentos  se desenrolarem em tua vida, aí cuidado! No sonho o senso estético é priorizado ao ato sexual. No nosso tempo as pessoas usam muito a fala para compensar a sexualidade. Fala-se mais em sexo do que se faz. Vê-se mais e fantasia-se mais do que se faz. Isto pode ser o ficar mais no conceito, na intelectualização, na idealização do que fazer.

Vamos dizer que haja três estágios: o antes, as preliminares; o durante, o ato sexual, o envolvimento na pulsão e no desejo; e o depois, a satisfação. Muitos vêm se contentando com as preliminares, pulando o Ato, e se separando na satisfação. Encontram a satisfação não no encontro, mas na ideia do encontro.

Neste aspecto seu sonho me pareceu relativamente um “COITO INTERRUPTO”, foi interrompido pelo Flash, pela lente, pela luz do fotografo. Veja que a luz tem representação ativa, é masculina e fálica e realiza a penetração do “Falo”, não pela Vagina, mas pela vagina da menina dos olhos. O que é uma penetração tão definitiva que pode cegar ou acordar a princesa do sonho de realizar, com seu homem perfeito, a  união sexual divina. Mesmo que sua satisfação já pudesse ter se realizado com os preliminares.

Assim para finalizar (mais poderíamos investigar), me passa que você deve ficar atenta aos seus propósitos, cuidar para que a vaidade, as expectativas, as fantasias não te impeçam de realizar na realidade a satisfação de seus desejos. Às vezes esquecemos que podemos ir muito mais além, porque nos contentamos apenas com o princípio, com a ideia do acontecimento. E mais, buscar a satisfação de desejos além da estética, já que esta pode também impedir o fluxo natural dos acontecimentos. Reavalie suas priorizações. Por ora é o que me passa.

                                                                                  Bye 


AH! Obrigado por partilhar seu sonho, independente do tema sexual, melhor dizendo, da sensualidade que exala, é enriquecedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário