segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CHACRA




Imagem do livro: Medicina da Alma

Carlotinha 17

olá, consegui lembrar um pouco do que sonhei esta noite. Eu estava andando numa rua quando vi uma cobra muito comprida e grossa como um pneu de cor cinza amarelado. Eu sabia que por ali perto havia uma velha bruxa que tinha duas cobras de estimação, mas não sabia que as mesmas ficavam soltas e livres. Desesperada gritei socorro instintivamente. A cobra começou a me rodear como se estivesse me analisando. Pensei que deveria ficar imóvel e calada, mas o desespero era muito e comecei a dar passos de fuga vagarosos ainda gritando por ajuda. A cobra tinha uma cabeça grande, proporcional ao seu tamanho e fazia pose de ameaça me circundando. Como ninguém apareceu para me socorrer, resolvi correr e o fiz. Quando pensei que tinha me livrado da cobra e olhei para trás, ela vinha se arrastando atrás de mim rapidamente. Meu desespero aumentou e voltei a gritar até que a velha chamou-a pelo nome, não lembro qual era, e obediente ela atendeu ao chamado indo embora. Pensei que deveria ser proibido aquele animal ficar solto daquela forma, pois mesmo que os vizinhos já estivessem acostumados e soubessem do animal ser manso, pessoas mais distantes como eu poderiam sofrer um ataque do coração ao ver uma aberração de animal como aquele. No que continuei andando comecei a conversar com uma jovem que até então estava caminhando na minha frente e dois rapazes apareceram fazendo-se de amigos. Nisso eles agarraram essa jovem que estava comigo e eu corri para gritar ajuda. Haviam umas policiais separando umas pessoas que brigavam no meio de uma das ruas e envolvidas no alvoroço não me escutavam. Tive que correr até elas para fazê-las entender que havia uma jovem sendo estuprada bem ali perto e somente assim consegui ajuda, mas depois já não lembro mais nada. Tenho sonhado tanto que pareço estar assistindo um filme mental durante a noite, mas pouco me lembro depois. Parece que as partes piores, como essa aqui relatada, são mais fáceis de lembrar. porque algumas vezes os sonhos sao bons e depois sao assim desesperadores?

Olá!
A evidência que me aparece é de angústia, apreensão, medo, fragilidade ou dificuldades de lidar com seus fantasmas internos, seus miasmas criados.
A cobra é símbolo de grande riqueza e múltiplas representações e significados vou considerar aqueles que me parecem dentro da imagem como as mais significativas.
Existem correspondentes de cobra com libido (a energia vital) e com a Kundaline a energia da qual somos o resultado e que temos pouco poder de operar. Para quem não sabe a kundaline é a energia que ascende com o processo de individuação da base da coluna Chacras inferiores, os médios e os Chacras superiores. Os Orientais tratam com muita cautela essa ascensão pois a consideram perigosa. Eu a associo com o processo de maturação: à medida que avançamos no processo de maturação da individualidade essa energia vai encontrando possibilidades de subir ativando os chacras imediatamente superiores.
Didaticamente, já que hoje sabemos que os charas são inúmeros, e a matéria é vasta e complexa, consideremos basicamente os principais:

1. CHACRA FUNDAMENTAL – na base da espinha dorsal;
2. ESPLÊNICO – baço;
3. UMBILICAL – no umbigo;
4. CARDÍACO - ¬coração;
5. LARÍNGEO - garganta;
6. FRONTAL - entre as sobrancelhas;
7. CORONÁRIO – no alto da cabeça.




Como comentava: com a maturação neurológica e o fortalecimento na relação da pessoa com a realidade, essa força poderosa ascende do Fundamental para o Esplênico e assim sucessivamente, com o amadurecimento, até atingir o ápice (7º Chacra) que é o estágio mais avançado de desenvolvimento que podemos chegar.

Eu penso que você aprisionou seu processo de maturação, e á medida em que você repensa sua relação com a realidade essa força aprisionada começa a dar sinais de vida, e neste caso parece-me um confronto que adéqua sua condição à passagem de estágio no amadurecimento. Um de seus limites são seus medos que precisam ser superados, já que esta superação fortalece o sistema neurológico e lhe aproxima da realidade. Essa preparação coloca-lhe em situações de ameaça com conteúdos internos, que você aprende, apreende ou reapreende a lidar, e energias novas em movimentos, energias que vão se libertando da repressão exigem novas configurações mentais, psíquicas, atitudes e reconfiguração de defesas. Defesas constituídas na neurose pode ser refeitas em base de formação de atitudes deixando de serem defesas neuradas.

Alguns aspectos são evidências positivas: A iniciativa, o movimento, a procura de socorro, a busca de solução, o alerta


Nenhum comentário:

Postar um comentário