segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BEIJO


Tenho aqui mais um sonho: Não lembro o que sonhei inicialmente, mas pouco antes de acordar eu estava numa casa bonita, mas bem diferente. Não sei de quem era, mas eu parecia tranqüila lá dentro até o momento em que entrei por uma espécie de cômodos secretos cujas portas de levantar estavam um pouco emperradas e eu tinha que agachar para passar. Achei interessante aquilo e não me importei, mas na volta, quando estava indo embora, percebi que a passagem da escada, a qual impressionantemente era feita de tecido, estava despregando a costura e não dava para pular, de forma que eu fiquei presa sem ter como sair. Mas eu estava disposta a dar um jeito e sair dali de qualquer maneira. Não seio que sucedeu, mas depois disso eu estava noutro cômodo, não sei se na mesma casa, e troquei vários beijos com um homem de uma forma muito intensa e até lasciva. Senti inveja de mim mesma naquele beijo como se soubesse que aquilo era só um sonho. Havia outro casal que se preparava para tomar banho e eu me sentia bastante natural e à vontade. Quando o homem com quem eu trocava beijos foi embora ou foi buscar algo, não sei, eu procurei água para beber, mas daí eu notei que só havia um ultimo copo de água filtrada. Não quis tomar, pois eu me sentia como uma visitante e não tinha tal liberdade. Também não sei o que aconteceu nesse meio tempo de sonho, mas na seqüência eu fui à padaria acompanhando alguma pessoa que não sei definir quem era. Essa pessoa, que era uma mulher, comprou algumas quitandas e na volta ofereceu-me um café e eu aceitei. O café ali saia da maquina de graça e por isso, muitas pessoas faziam o lanche no próprio lugar. Apesar de termos tomado o café, ela disse que iríamos comer em casa. No que terminei de tomar meu café percebi que havia perdido um pé do meu chinelo e já era o segundo par que perdia ali, sinal de que era a segunda vez que ia naquela padaria. Nisso ela me mostrou uma caixa de achados e perdidos e lá encontrei tanto o pé do chinelo com que estava quanto o outro par perdido outrora. Fiquei feliz por encontrá-los e poder pegá-los de volta, só que, enquanto tentava guardar o chinelo que perdera outrora na bolsa e me retirava da padaria, a mulher que estava comigo já havia ido embora e, apesar de saber que já tinha ido ali outra vez, não lembrava o caminho de volta para a casa dela. Fiquei olhando para a rua inclinada. Tinha impressão que o caminho era descendo, mas também tinha a sensação de que deveria ser subindo e não conseguia de forma alguma saber para onde ir e nem entender porque ela não me esperara. Nisso acordei.

Neste sonho aparecem alguns sinais interessantes, mesmo que possam sinalizar representações aparentemente simples. A casa parece-me o reencontro com sua casa, mesmo que ainda não a identifique como sua, mas já surgem sinais de afeto (reconciliação afetiva com o masculino, ainda que a aproximação seja carregada de energia sexual). Tudo bem, o beijo você o sente como excepcional, e mesmo que ele seja compensatório de carência (afetiva, emocional ou sexual), ou compensação por estar, na realidade, beijando alguém que não faz a sua cabeça, ele sinaliza uma reconciliação com o masculino que transpassa a distância, a resistência e defesas anunciada anteriormente em sonhos. Outro sinal afetivo: partilha de alimentos. Associo o encontro do chinelo com o reencontro do caminho da humildade. Foi perdido e parece-me que está sendo rencontrado, ou a necessidade de reencontrar esse caminho para calçar e proteger sua caminhada. Como o momento é de transição, nada mais natural poder descer como poder subir, mesmo que a passagem, a escada, a transição, ainda seja um caminho delicado e frágil. O movimento esta sendo feito e a dinâmica favorece a volta para casa, para você mesma.

2 comentários:

  1. Tenho vinte e cinco anos e como disse, talvez isso lhe ajude a analisar melhor meus sonhos. Foi muito bom o que escreveu sobre o sonho, pois faz sentido com outro que tive essa noite. De toda forma prefiro que você comente o que acha, pois a primeira parte das lembrancas eu nao soube analisar e é meio nojenta, mas dentro do sonho foi algo natural do qual não tive pudor ou vergonha. Eu estava chegando numa festa quando quis ir ao banheiro e alguém tirou uma privada de dentro do carro e colocou na calçada, no meio dos convidados da festa. Eu sentei nela e fiz o que tinha de fazer. Quando levantei a privada tinha se transformado numa cadeira estilo de balanço. Olhei para as fezes e visualizei grãos de milho inteiros nela. Sem entender como foi possível, dei descarga e a água escorreu fazendo as fezes desintegrarem-se, cair e rolar pela rua afora. Foi desconfortável ter que fazer isso, pois estavam chegando mais pessoas e elas perceberam que obrigatoriamente iam ter que pisar numa água de fezes para entrar no local. Entretanto tais pessoas não reclamaram. Depois eu entrei para comer e notei que haviam alugado um restaurante só para isso. A segunda lembrança foi mais tranqüila e divertida. Eu estava numa degustação de bebidas exóticas com vários amigos, pessoas só conhecidas no sonho, e acompanhada de dois homens. Um deles estava com ciúme do outro, mas expliquei-lhe que ia escolher aquele com o qual me identificasse mais, já que gostava de ambos da mesma maneira e, era por isso que estava aceitando tudo sem declarar minhas preferências. Nisso saí com um abraçado na minha cintura e ao passar pelo outro, o que manifestara ciúmes, lhe segurei na mão dando a entender que não estava desprezando-o. Estar com dois homens, embora tivesse a difícil tarefa de escolher apenas um, realmente fez-me sentir muito bem. O da cintura era mais musculoso, tinha charme e beleza de ator de cinema. O da mão me pareceu um conhecido de infância, claro que isso só dentro do sonho, cuja amizade sempre fora mais do que especial. Caminhei com ambos até um refeitório com muita comida. Embora não fosse em casa o refeitório, minha mãe estava lá e estranhou eu estar com dois namorados. O homem que me era um conhecido de infância reclamou dizendo que já não era o preferido do meu coração, mas garantiu que não ia desistir fácil de mim. Foi um sonho encantador!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho sonhado muito ultimamente, mas sao sonhos picados que parecem estar relacionado com a minha vivencia do dia-a-dia. por exemplo: vou ter que dormir umas noites na casa da minha avó porque ela está doente e daí sonhei que estava dormindo na casa da minha prima. diferente disso eu tive um sonho que nao soube entender ao que ele estava relacionado: sonhei que mancava e sentia dor na perna direita, na area da bacia e descia até o joelho. disse para alguém que nao aguentava mais ficar tomando aqueles remedios que nao estavam fazendo efeito direito e que nao via a hora da perna curar logo. acordei preocupada. o que pode ser isso? dentro do sonho eu me sentia triste e irritada, mas também confiante de que ia ficar boa, só nao sabia como (já que os remédios nao estavam fazendo efeito) e quando e isso me angustiava. ah, também sonhei que várias pessoas estavam me mandando bilhetes escritos, mas eu nao li nenhum, pois o faria depois quando estivesse com todos na mao. esse também foi um sonho sem sentido para mim. o que pode representar?

    ResponderExcluir