terça-feira, 3 de novembro de 2009

ARANHA










Aranha – animal Lunar ,. Demiurgo podem representar três sentidos simbólicos: O poder criador de tecedora: O poder agressivo e ardiloso; O poder da criação da criatura, a Teia, a trama, a armadilha. A aranha em sua teia é um símbolo do Centro do Mundo. Na Índia é considerada com Maia (ilusão), a eterna tecedora do véu das ilusões. Para Scheineider a ação construtiva e desconstrutiva simboliza a inversão contínua da qual se mantém em equilíbrio a vida no cosmo. O sacrifício contínuo, que impõe ao homem a transformação permanente durante sua existência.
Como considero os símbolos passíveis de construção e modificação prefiro ver na aranha o poder criativo e de sobrevivência excepcional, neste aspecto ela reproduz a inteligência da matéria a construir com habilidade a trama que lhe transforma em uma caçadora fenomenal. Exercita a criação, o trabalho, e pratica a paciência, a espera para sobreviver com maestria. Talvez por isso se considere a aranha símbolo da introversão e do narcisismo, a absorção do ser pelo seu próprio centro.

Uma visão popular associa teia de aranha ao desuso, coisa velha, esquecida. Mulher que não faz uso do sexo, máquina que não se usa. Como pode perceber essa aranha acima da cabeça pode significar um mundo de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário