sábado, 14 de novembro de 2009

ATITUDE IDEALIZADA



S.Dali -Medianimic-Paranoiac Image


Os Sonhos talvez sejam a experiência mais direta que temos com estados diferenciados de nossa realidade. Neste aspecto eles são um portal que nos conecta com uma dimensão onde as inteções do Sonho se superpõe à intenção do Sonhador. O poder de apreensão da consciência é reduzido, não se tem controle de deslocamento no espaço (o espaço é desconhecido), a realidade vívida e o que a constituí é diferente de nossa realidade, e o poder de consciência é absolutamente restrito. Por isso mesmo quando ultrapassamos a barreira básica de aprimoramento a ocorrência de sonhos de confronto diminuem para que novas experiências oníricas venham a se apresentar em nossas vidas, oinverso é verdadeiro: Se regredimos nos aspectros básicos da formação conceitual e de princípios, a ocorrência dos sonhos de confronto aumentam para tentar nos conduzir ao eixo de onde naõ devemos nos afastar, para não correr o risco de nos colocar  permanentemente em zona de ameaças à estabilidade psiquica.
Tentano ser mais claro: Como estamos em uma dimensão especial, sem controle dos princípios e regras físicas, do espaço, do tempo ou da grande maioria das coisas (não temos controle de nada ou quase nada, excluo os sonhos criativos onde se trabalha o poder da consciencia dentro dos sonhos) a psiquê, ICs, tenta se referendar nos conceitos que construimos em nosso processo de desenvolvimento e formação.
Uma tendência do homem moderno é construir uma personalidade idealizada conceitualmente enquanto desenvolve atitudes diferenciadas da idealizada. Assim começa a nascer uma tendência coletiva de Bipersonalidade (Vejam que não chamo de dupla personalidade que é resultado de processo patológico diferenciado onde uma personalidade não tem consciência da outra, remenber: Psicose de hitchcock). Eu falo em um momento coletivo de formação de uma personalidade idealizada dissociada e diferenciada de uma formação conceitual de princípios e de conduta. O sujetio se idealiza conceitualmente de acordo com os princípios socio-culturais, tem consciência do certo e do errado, mas suas atitudes são decorrentes das oportunidades que a realidade se apresenta. Ele passa a ter uma maleabilidade na formação de respostas e atitudes, que não são criadas apenas baseadas nos principios éticos morais, religiosos, socio-culturais, étnicos, mas  na oportunidade de viver a realização de desejos reprimidos, compensando frustrações e se adequando aos princípios da sociedade moderna selvagemente competitiS. Dali

Se por um lado esta realidade coletiva vem favorecendo o homem moderno em sua dinâmica e sobrevivência, por outro lado  impõe uma nova condição à estrutura psiquica arcáica que ainda não conseguiu incorporar, introjetar essas inovações e transformações evolutivas (e não sei se nesta queda de braço se incorporará).  A evolução humana sempre foi um processo lento e gradual e incorporado através das gerações. As mudanças ocorriam, geravam novas ordenações e configurações incorporadas pelas novas gerações, num processo que poderia demorar séculos. Na modernidade, as transformações ocorrem numa rapidez tão acelerada que parece impor ao organismo transformações  de configurações paralelamente enquanto ocorrem. O tempo de processamento foi alterado, as mudanças imperativas. Não há escape.
Se nos focarmos nas transformações ocorridas no último século, entenderemos que as dificuldades das gerações mais velhas de aceitar o novo foi apenas a antecipação do processo psiquico que agora vivenciamos. Assim temos uma psiquê atordoada que se refugia em principios seguros e que passa a se definir a partir da construção do básico. Isto vem se tornando claro nos sonhos quando a psiquê vem tentando mostrar de forma coletiva que ocorre uma dissociação entre os principios conceituais e as atitudes praticadas. E que esta unidade é fundamental para ultrapassar o básico dos mecanismos de confronto que vem sendo anunciados. É como se coletivamente nos anunciasse: Há alguma coisa de errada, de esquisito, podemos ser modernos mas não precisamos ser dissociados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário