segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

KENIA CHAN


Capa do Livro de Conroy Maddox


Acho tão gosotoso sonhar... Aind é um mistério não é verdade?
Sonho todas as noites e geralmente me lembro. Na maioria das vezes as sensações que ele me deu, me persegue o dia todo...

Gostei da interpretação que deu. Da analogia que seu sonho fez entre estar boiando na agua e estar boiando em suas decisões e vida.

Eu ainda acredito que sonho é uma analogia. Simplesmente uma analogia.

Olá! Kenia Chan

Obrigado pela participação e generosidade. Acompanhando clientes em processo psicoterápico, dentro do cenário e ambiente terapêutico eu me permito pensar em interpretação do significado dos sonhos. Mas na proposta do blog e neste cenário tenho preferido pensar, humildemente, em “leitura”, pelas condições especiais do instrumento e da carência de comunicação e informações.

Você toca em um ponto essencial:

• A leitura analógica, se assim posso chamar e aproveitando a sua observação.

E Eu acrescento um outro:

• A conquista da simplicidade, da síntese.

Estes dois aspectos são delicados e fronteiriços de uma realidade que pode nos levar ao engano, mas parece que quando atingimos o alvo acende-se uma luz que pode, como um Farol, nos direcionar o caminho.

É verdade, sonhos são mistérios a serem desvendados. Os sonhos são originários de uma dimensão primordial da existência, a busca é tentar compreendê-los para decifrar a mensagem entre a nossa realidade e a realidade dos sonhos e o que esse centro primordial tem para nos dizer, auxiliar, conduzir, reordenar.
No dia a dia não é de estranhar que pessoas no nosso entorno façam referência ao “non Sense” da vida, e é possível passar uma vida inteira vivendo uma vida em que não se encontra sentido para a existência. Na minha busca pessoal encontrei nos sonhos uma possibilidade de conexão com o “Espírito do Tempo”, que pode ser chamado de “Espírito Santo”, “Divino”, etc. De uma coisa eu já tenho certeza: quando abrimos espaço para essa conexão abrimos espaço para escutar e permitir a manifestação do mais profundo de nós mesmos, e isso para mim tem sido um caminho de saúde mental e bem estar.
No caso do significado da imagem que você cita, ele nasce de um processo que agora aproveito para descrever, já que o objetivo de blog é compartilhar informações com aqueles que queiram conhecer uma vertente de entendimento do significado de sonhos.
Ao longo de minha vida e do meu trabalho, aprendi a me escutar. Assim quando me proponho a fazer uma análise de sonhos de um cliente, me coloco numa situação de concentração total para fazer a escuta. É quase como me retirar para o “silêncio” espiritual, e a partir da escuta inicio o processo de dissecação dos eventos oníricos. Em geral, quando passo por esse estágio é que me vem as “Associações”, resultantes de investigação lógica, leitura e escuta que meu inconsciente faz das informações que recebeu, associações que me vêm, significado de imagens e o que representam para mim e para o outro. Sendo que há a considerar que a representação, codificação e associações do Cliente é de fundamental importância.

Aqui neste universo, e neste instrumento experimento uma condição, a princípio, absolutamente precária, já que me faltam informações do “outro”. Tenho recursos limitados na minha comunicação inconsciente e consciente com o “outro” e por isso muitas vezes a leitura pode aparecer pobre, mesmo que pelas condições eu as credite como especiais. Existem pessoas que fazem leituras fantásticas, mas frente às minhas dificuldades prefiro tatear aos poucos este instrumento para não incorrer em erros, banalização de leitura, ou reducionismo.

A imagem referida é direta, mas na primeira leitura que fiz no dia 3.12 no início da noite, absolutamente nada me veio. Como não tive oportunidade de me envolver novamente com o sonho, ele, em princípio, me apareceu impenetrável. Apenas hoje quando realizei a segunda leitura essa imagem me veio com clareza, e apesar de não ter certeza parece que faz sentido.

Portanto, reconheço sua observação como perspicaz. Até penso que essa analogia a que você se refere seja uma tradução do sentido de “Associação”, que é a busca do significado correspondente. Mesmo que os sonhos pareçam irreais e ilógicos, não podemos esquecer que a lógica é conquista da natureza da matéria pensante. A natureza contém lógica na sua ordenação e mesmo quando lidamos com universos distintos, apesar de interagirmos com diferentes dimensões, nos resta tentar compreender o que temos em comum, sem reduzir uma realidade à outra.

                                                       Obrigado!

ANALOGIA: sf (gr analogía) 1 Qualidade de análogo. 2 Proporção matemática ou igualdade de razões. 3 Semelhança de propriedades. 4 Semelhança em algumas particularidades, de funções etc., sem que haja igualdade atual ou completa: Não há como negar a analogia entre o coração e uma bomba aspirante-premente. 5 Filos Identidade de relação entre seres de natureza diferente. 6 No ocultismo, método lógico intermediário entre a dedução e a indução, pertencente à teoria. Antôn: diferença. Raciocinar por analogia: julgar pelas semelhanças que existem entre os fatos.

Um comentário:

  1. Que legal você postar relacionado ao meu comentario! Que orgulho!

    Gosto de analogia, acho que ela faz parte de mim. E me identifiquei completamente com isso.

    ResponderExcluir