sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PARLAMENTO


Depois disso eu já estava no Parlamento Britânico acompanhada de minha mãe, irmã, cunhado e sobrinha. A visita ao parlamento era vigiada por câmeras, de forma que após a visitação os turistas podiam pedir a gravação de si no local. Havia uma máquina na recepção própria para selecionar e retirar a filmagem. Achei aquilo muito diferente e bom. Depois disso passamos numa loja de fotos donde meu cunhado mandou revelar algumas. Havia uma maquininha própria que era só encaixar a maquina fotográfica e as fotos saiam impressas numa tira corrida. Não precisava nem de atendente, pois o dinheiro era colocado direto na máquina, a qual era pequena, do tamanho de um livro. Eu estava de salto e o chão escorregava muito, de forma que comecei a ficar para trás quando todos saíram da loja. Ao sair dela, correndo para alcançar o pessoal, comentei que ali parecia a França por causa das ruas de cascalho e as casas suspensas. Não conheço a França e muito menos o Parlamento Britânico e nisso o sonho assemelha-se ao anterior das campânulas e os Cânions. As casas não ficavam no chão e é difícil descrevê-las. Pareciam taperas bem conservadas feitas de madeira com barro pintado e para entrar nelas tinha de subir em escadas que ficavam suspensas. Algumas tinham escadas com degraus normais praticamente dependurados na porta, mas outras escadas de madeira eram completamente na vertical e fiquei pensando como as pessoas se adaptavam àquilo. Eu me sentia muito tranqüila por ali, ou seja, não me sentia uma turista passeando. Eu conhecia muito bem aquele local, sabia o que tinha depois daquele povoado, tanto de um lado quanto do outro. Nessa parte do sonho minha mãe subiu nos dois pequenos degraus que davam a soleira de uma casinha que ficava no bico de uma ruela e perguntou a uma senhora que apareceu na janela se a Dona Luzia já chegara. Não sei que Luzia era essa e na vida real também não conheço nenhuma pessoa com tal nome. Não me lembro mais nada. Enfim, são sonhos que não parecem ter nada a ver com meu cotidiano ou realidade de momento.

“sm (ingl parliament) 1 Dir Câmara ou conjunto das duas câmaras (o Senado e a Câmara dos Deputados) que na maioria dos países constitucionais exercem o Poder Legislativo; congresso nacional. 2 Antiga assembléia dos Grandes, na França.

adj (parlamento+ário) 1 Que parlamenta ou é próprio para parlamentar. 2 Que é próprio de um parlamentário. sm 1 Aquele que parlamenta. 2 Veículo que conduz quem vai parlamentar com o inimigo.”

Manifesto duas associações, que me passam:

• O sonho sinaliza sua entrada em espaço de conciliação de conflitos, debates e redefinição de leis, regras, referencias, conceitos, pode significar avanço nas relações familiares;

• O sonho compensa aquilo que não existe e sinaliza o caminho e a necessidade de romper com parâmetros de relações que favorecem conflitos te colocando no espaço (parla) do debate para que você possa buscar soluções que favoreçam a administração dos conflitos familiares  através da tolerância, diálogo e compreensão, generosidade, amorosidade, entendimento. Avance em comportamentos mais tolerantes e menos reativos.

Neste aspecto a França complementa e enriquece a imagem onírica, ela pode representar o Renascimento, dos princípios de Fraternidade, Igualdade e Liberdade. A escada é a ascensão, aprimoramento e o avanço necessário , a mudança de estágio e dona Luzia pode representa o DOM de LUZIR, o dom de iluminar. Interessante é que não podemos esquecer que o Renascimento tambem é chamado de... Iluminismo, tempo de luz.

Se considerarmos o sonho como compensatório, penso que uma mudança de atitude, de comportamento poderá significar para você e para a sua familia uma mudança de vida e  momentos de encontro com a dona Luz ia. Procurar e colocar a dona Luzia na sua vida deve ser seu propósito. Sem luz, falta energia para seguir.

Adendo: Esta segunda parte complementa a primeira por um detalhe: se nos aproximamos do sentido de Dona Luzia, a procura da mulher que trás luz pode estar associada à conciliação entre opostos, masculino e feminino ( tônica da primeira parte).

“Luzir - (lat lucere) vint 1 Emitir luz, espalhar ou irradiar luz: Luzem as estrelas. vint 2 Refletir a luz: As areias luziam como cristais. vint 3 Brilhar: ...luzia estranhamente qualquer coisa, com claridade quase cor de enxofre (Valdomiro Silveira). vtd 4 Fazer brilhar, irradiar: O amanhecer luzia as primeiras claridades. Unipessoal no sentido próprio; no figurado, conjuga-se em todas as pessoas: Não luzo pela riqueza. Luzimos por Cristo. Luzir o buraco, pop: raiar o dia. Luzir o olho: abrir demasiadamente os olhos, em sinal de desejo por uma coisa.”

 Fique com essas reflexões para realizar a tua. Bye

Um comentário:

  1. olá, meu nome é antonia, tenho 39 anos e tem um tipo de sonho que muito me apavora e tenho ele direto. sonho que quero acordar e não consigo. noutras vezes eu consigo acordar e o sonho é muito real donde eu acordo, mas sei que estou dentro de um sonho, ou seja, acordando apenas em sonho. mas daí continuo querendo acordar de verdade e fico muito tempo nisso, num sofrimento horrivel. pensei que isso fosse por dormir com o estomago cheio, mas já verifiquei que nao é isso. porque será que tenho esses sonhos?

    ResponderExcluir