domingo, 20 de dezembro de 2009

TENTAÇÃO E PRAZER



Cristo e a Tentação

É dificil dizer para mim mesma que esteja me boicotando, mas isso pode ser uma verdade. Estou lhe enviando mais um sonho, quem sabe não podemos descobrir isso de forma mais clara através dos proprios sonhos seguintes?
 Desta vez sonhei que estava num local alto, tipo uma montanha, donde podia avistar toda a cidade. Tinha uma sensação ótima por estar ali no alto, como se isso me concedesse poder. Estava com umas amigas fazendo um trabalho que não sei dizer sobre o que se tratava. Mas eu tinha que ir a um evento donde ia receber um premio e uma das amigas ia comigo. Eu comecei a correr para o lado errado quando ela me chamou e disse que era para o outro lado e mostrou-me muito ao longe donde ficava. Ela disse que já estava anoitecendo, que estávamos em cima da hora e que o local era muito longe para irmos correndo. O melhor seria pegarmos um helicóptero-taxi. O problema é que não tínhamos dinheiro para tal e assim, ela sugeriu que fossemos primeiro até a casa dela. Enquanto conversávamos, estranhamente catávamos lacres de latinha de refrigerante no chão gramado. Conforme combinado fizemos. Ao chegar na casa dela eu observei que havia dois carros na garage e mais um do lado de dentro, ou seja, havia uma garagem interna e outra externa. A casa tinha pé direito alto e a parte de baixo era enorme parecendo um salão de festas com o chão todo de pedras claras. O ambiente todo muito claro, amplo, iluminado e bonito. Ela levou-me até a copa donde sua mãe conversava com um casal de visitantes. Fiquei a conversar com eles enquanto essa amiga foi pegar o dinheiro. Fui questionada sobre o trabalho que estávamos fazendo. Disse que estava quase pronto. No meio da conversa ela convidou-me para ir ao cinema com eles após receber o premio e aceitei dizendo que meu único problema era não ter dinheiro nenhum naquele momento. Nisso começou a chover e olhando da janela a vista era como se estivesse num andar muito alto de um prédio e dali também podia avistar grande parte da cidade toda iluminada, ou seja, já estava de noite. Espantei por constatar que eu estava perto de casa, ou seja, ainda não percebera que ela morava perto de mim. Nisso saímos de carro sob de uma tempestade estrondosa para ir ao evento e posteriormente ao cinema. Haviam arvores caindo, carros batendo, capotando e um caos danado. Interessante que tudo no sonho era muito requintado, os carros por exemplo eram modelos importados muito bonitos. Essa parte do sonho foi ruim, pois senti medo de acidente, mas ao mesmo tempo estava tranqüila como se pudesse saber que nada ruim ia me acontecer. Continuei sonhando muito, mas não lembro o resto. Foi um sonho muito diferente, assim como os ultimos.

O sonho enriquece algumas questões chaves, que me levam à associações. Você está no cume de uma montanha, se sente com poder e vai receber um prêmio. Naturalmente é a realização de chegar ao topo, que distingue a pessoa e a premia. Uma realização natural, para mim, é a realização do principio da existência, a pessoa cumpre o seu sentido de existir. Em geral, todo organismo anseia se realizar.

A MONTANHA: O simbolismo é múltiplo e participa do simbolismo da transcendência; na mediada em que é o centro das hierofanias atmosféricas e de numerosas teofanias, é parte do simbolismo das manifestações. O encontro do Céu e da Terra, morada dos deuses e objetivo da ascensão humana. Vista do alto El surge como a ponta de uma vertical, é o centro do mundo; vista de baixo, do horizonte, surge como a linha de uma vertical, o eixo do mundo, mas também a escada, a inclinação a se escalar. As altas montanhas são símbolos de segurança (Salmos, 30, 8).

Alem disso, as montanhas são imediatamente vistas como símbolos da grandeza e da pretensão dos homens que, entretanto não podem escapar da onipotência de Deus. Deus se comunica sobre os cumes, mas aqueles cumes aos quais o homem só se eleva com o fim de adorar o homem e seus ídolos, e não absolutamente o Deus verdadeiro, não são senão signos do orgulho e presságios de desmoronamento.
Assim o sonho pode estar levantando um questão primordial. Voce entre a Gloria de Deus e o prazer do Diabo.Você ao alto em glorificação a si, ou ao seu Deus? Neste aspecto a sua “amiga” que lhe desvia de um lado (que você chama de errado, mas era o que você ia seguir) para o outro caminho, pode representar aquele que te seduz e te guia para a vida profana, para o descaminho, para baixo, suprindo sua necessidade de dinheiro, lhe oferece o meio, mas a mantém sob submissão. Este, aliás, é uma evidência marcante em todo o sonho, suas condição de conduzida e de submissão, realça a situação do inferiorir tutelado e agraciado pela condição favorável do outro. Vejamos:

  • ·         quando ela me chamou e disse que era para o outro lado;
  • ·         mostrou-me muito ao longe donde ficava;
  • ·         assim, ela sugeriu que fossemos primeiro até a casa dela.;
  • ·         Ela levou-me até a copa.

Os seus limites no sonho são evidentes e te colocam numa situação de "tranquila" aceitação da condição de conduzida, mesmo sendo aquela que é agraciada com o prêmio. Pode parecer mimo, ou que você receba como mimo ou como carícias de ego, mas podem sinalizar a condição do inferior submisso, parece-me que há conflito entre o esforço pessoal para crescer e uma natureza que prefere as carícias no ego, que se contenta com a condição de conduzido, e mantém a “tranquilidade” enquanto o mundo se desmorona no entorno. Um detalhe é a catação de LACRE, que nada mais é do que fechamento, proteção e defesa, Pode ser a indicação da necessidade de refazer suas defesas para deixar de ser conduzida com tanta facilidade.

Esta condição de conduzida pode estar associada a duas vertentes:

1ª- Agentes externos (pessoas) te conduzem e você se deixa ser levada abrindo mão de sua autonomia e igualdade dentro da realidade e das relações;
2ª Conteúdos autônomos atuam na sua consciência e te conduzem (pensamento mágicos, fantasias), e dessa forma te desviam de seus objetivos enquanto você se deixa levar. Enfraquecimento de princípios, propósitos, objetivos, determinação, iniciativa.
Veja que a questão aparentemente é religiosa, Deus e o Diabo, profano e sagrado, mas são apenas símbolo para realçar a dinâmica na qual você se conduz ou se permite ser conduzida: o cume e a parte de baixo, o prêmio e a casa com dois carros, o lado da luz (prêmio) e das sombras da noite, o carro sofisticado e a tormenta exterior. O conflito é pessoal e determinante na condução de sua vida.



Um comentário:

  1. Realmente tenho essa tendencia de dar preferencia as carícias no ego. Isso é um certo comodismo irresponsável de minha parte. Sou de sentir e nao demonstrar, obedecer sem desejar e fazer de conta que tudo está bem. Interessante notar isso através dos sonhos. acho que sou levada tanto por agentes externos quanto pelos conteudos autonomos. Mas até que ponto isso é um erro capaz de tirar-me dos meus propositos? Se estes fossem realmente fortes talvez nao acontecesse essa necessidade ou comodidade de ser conduzida. Sempre penso que me falta força de vontade e de tomada de decisão. isso leva ao comodismo que, por sua vez, leva-me a menos ação ativa perante a vida. Será que é isso mesmo? Será que os proximos sonhos darão sequencia a essa enfase da minha personalidade?

    ResponderExcluir