sábado, 12 de fevereiro de 2011

500 SONHOS






LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

chego hoje às 500 Postagens deste Blog. Ao longo dos últimos 20 Meses dediquei tempo e esforço para agrupar um número significativo de sonhos que pudessem servir de referência para, através de avaliação criteriosa, pudéssemos estabelecer parâmetros seguros para a compreensão da linguagem psy dos sonhos.

Em 1975 comecei a estudar a visão freudiana na Psicanálise Ortodoxa e poucos meses depois ao descobrir C.G.Jung abandonei os estudos psicanalíticos freudianos para me embrenhar no estudo da Psicologia Analítica Junguiana. A ansiedade da juventude cedeu espaço para a paciência e o entendimento de que, até o saber exige um momento certo para plantar e colher, estudar, compreender e aplicar.

Se antes as diferenças de cultura, de formação, de inteligência e de momento psicológico, entre mim e os pensamentos do mestre de Zurich funcionavam como limites separando os universos, nossos mundos, a natureza me mostrou sua generosidade me levando a percepções e conclusões lógicas, acentuando minha profunda identidade com os conceitos Junguianos. Isto me levou a mais respeitar o grande mestre, e a agradecer a referência lúcida daquele grande homem que para mim sempre esteve além do seu tempo.

Não! Não sou Junguiano no sentido lato da palavra. Não tenho o direito legal de formação didática que me permita e me autorize a dizê-lo. A vida me exigiu trabalho e busca do sustento e a esse luxo eu não pude me permitir. Sou apenas um homem que se formou psicólogo, aprendeu a tocar um instrumento e pesquisa enquanto vive suas possibilidades de descoberta.

Se antes o trabalho individual e restrito dentro da clínica limitava o partilhamento, creio que hoje posso dar uma pequena contribuição aos que se interessam pelo estudo dos sonhos.

São os sonhos relatados neste blog. As leituras representam a minha busca de entendimento dos mecanismos psíquicos, mas os sonhos estão ai para que possam ser estudados, pesquisados e compreendidos.


 vista parcial de um dos lados do terreno  
Hoje ao completar estes 500 posts também celebro a aquisição  de terreno localizado no alto da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, onde espero construir um centro de estudos e de desenvolvimento Psy, um espaço para o meu aprimoramento e para aqueles que buscam um local alternativo, não institucional, de desenvolvimento e de busca de aprimoramento pessoal e saúde.

Estou ainda à espera de autorização que me permita o atendimento On Line para que possa dar aos meus clientes o acompanhamento via internet e o encaminhamento para aqueles necessitados que vierem parar neste Site e na Sala de Atendimento.

A partir deste momento meu tempo ficará mais restrito, já que estarei me dedicando a edificação em Área de Proteção Ambiental (APA) e cuidando do meu sustento através de atendimentos terapêuticos que me permitam a subsistência.

Tentarei manter o blog, mas penso que será mais difícil. E como ao longo dos meses passados nunca recebi nenhuma doação que me permitisse administrar meu tempo de dedicação, chego à realidade de que preciso correr atrás do meu sutento.

...Estou doando a vocês o meu melhor através destes vinte meses de trabalho exaustivo.

A partir de agora, vocês definem a minha presença neste espaço; caso contrário ele se encerra aqui.

Aprendi muito nestes meses tentando elaborar as informações que me chegavam através do sonhos ou na captação de mensagens e insights, e espero que tenham sacado o intento.

Obrigado a todos!

POS SCRIPT.: Postarei na sequência uma classificação dos sonhos publicados.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário