segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CÓDIGOS

Se a linguagem inter humana demorou milénios para nascer, pode-se compreender a complexidade da construção de um momentun de comunicação intra-humana. O propósito é estabelecer vínculo entre estruturas arcaicas da psyquê que estão em contato permanente com o universo intrínseco do corpo e estruturas mediadoras desta mesma psyquê que realizam a comunicação entre o corpo e o universo. A psyquê realiza a mediação entre o micro e o macro universo. Como naturalmente é bipartida (duas hemi-sferas) cerebrais, duas dimensões( micro e macro), dois espaços( interno e externo), a psyquê, como mediadora, está mais voltada para realizar no mundo externo a intenção interna que a direciona, se forma a partir desta referencia externa e aprende, enquanto se desenvolve, a identificar as pulsões internas que a direcionam. Enquanto todo o potencial esta voltado para o desenvolvimento da relação com o exterior, pouco ou muito pouco se desenvolve na relação com o microcosmo. Em geral, as pessoas só dão conta deste universo quando ele sinaliza desordem em forma de dor. No máximo como na modernidade se valoriza a superfície deste universo. Narciso em forma estética do absurdo. O universo onírico está dentro deste microcosmo e aprender a decifrar sonhos significa começar a ficar atento com este universo

Um comentário:

  1. Tive um sonho muito estranho essa noite e gostaria de uma opiniao. Primeiro eu estava numa espécie de shopping subindo escadas rolantes, mas estas não tinham degraus, de forma que para subir era preciso posicionar-se na esteira como se fosse engatinhar. Tinha uns bandidos querendo me dar um golpe, mas parece que um deles queria me ajudar. Não lembro ao certo, mas troquei alguns anéis com esse bom rapaz que fingia de mal no meio dos demais. Dei três anéis muito bonitos de bijuteria, mas que pareciam jóias, para ele e recebi um que realmente era uma jóia. Não sei porque ele me ajudou, mas agiu como se houvesse ficado apaixonado por mim. Depois eu estava andando com algumas amigas conhecidas apenas dentro do sonho e saímos por uma rua cheia de mercados até que paramos na porta de um estabelecimento. Fiquei a conversar com a dona atendente do local e relatei a ela minhas dificuldades de relacionamento e vivencia social. Ela confessou que tinha ou já tivera o mesmo problema que eu. Quis conversar mais com ela, porém nisso chegou fregueses e ela adentrou para o estabelecimento. As amigas que me acompanhavam saíram para dar uma olhada nas lojas ali perto e uma delas disse que eu podia ficar tranqüila, pois elas iam esperar-me. Adentrei no estabelecimento também e verifiquei que era uma espécie de boteco. Ao fundo deste havia um corredor coberto de palhas e sobre estas haviam círculos de terra rodeados com pedrinhas e no interior de cada circulo uma vela branca normal queimando. Havia uma mulher que estava acendendo sua vela no exato momento. Nisso a dona do local pegou alguns dados meus e me trouxe uma caixa dizendo que era um telefone brinde. Não queria aquilo, mas como era brinde fiquei sem jeito de recusar. Abri a caixa um pouco contrariada e dentro havia uma espécie de caderno cuja capa tinha um maquinário muito diferente. Dei uma folheada no caderno e havia varias escritas rascunhadas donde identifiquei a letra de minha irmã. Não entendi o que era aquilo, mas fiquei quieta, pois estava mais interessada de saber sobre as velas. Quando a dona do local retornou para conversar comigo e fui perguntar a ela o que eram aquelas velas, eis que minha mãe me acordou. O que tudo isso pode significar?

    ResponderExcluir